Últimas Notícias

COI rejeita exigências da Ucrânia e não teme boicote

Presidente do COI e Presidente da Ucrânia se encontram. - Foto: Arquivo Gabinete Presidencial da Ucrânia

 

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, afirmou que não tem medo de um boicote aos Jogos Olímpicos de 2024 por parte da Ucrânia, mesmo após rejeitar as exigências do país. Bach disse estar satisfeito com a decisão do COI e reiterou o seu apelo para que atletas da Rússia e de Belarus possam participar nos Jogos de Paris


"Não cumprir todas as exigências da Ucrânia não significa apoiar a guerra, especialmente porque demonstramos uma solidariedade sem precedentes com os atletas ucranianos desde o início da invasão em grande escala. Por que deveria a Ucrânia punir os seus atletas pelas ações do exército russo e privar do sonho dos Jogos Olímpicos?" afirmou Bach.

 

Os atletas russos e belarrussos serão autorizados a participar nos Jogos Olímpicos de 2024 numa base neutra, conforme decidiu o Comité Olímpico Internacional (COI) em 8 de dezembro. No entanto, isso se aplica apenas a eventos individuais. Os próprios atletas devem atender a determinados critérios.

 

Bach disse ainda que a decisão sobre a admissão de atletas da Rússia e de Belarus não mudará o curso do conflito armado na Ucrânia em favor da Rússia. “Isto mais uma vez deixa clara ao mundo a importância das sanções contra este governo”, disse Bach.

 

A decisão do COI provocou fortes reações tanto da Ucrânia como da Rússia. A Federação Russa teme que os seus melhores atletas possam ver negado o acesso aos Jogos com base nestes critérios. "Isso significa que obviamente encontramos uma solução equilibrada." finalizou o presidente do COI.

 

0 تعليقات

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar