![]() |
Foto: Hedgard Moraes/Minas Tênis Clube |
O armador Buiú, do Cerrado Basquete, denunciou a LNB (Liga Nacional de Basquete) ter sido alvo de ofensas racistas durante a partida contra o Minas Tênis Clube realizada nesta quarta (6), na Arena UniBH, em Belo Horizonte, válida pelo NBB.
De acordo com o armador do Cerrado, ele foi vítima de falas racistas por parte do armador argentino Nicolás Copello no final do jogo, sendo chamado de "negro de m*rda". Após a denúncia, a LNB deu início ao Protocolo Antirracista da competição, que está em fase final da aprovação.
O protocolo diz que primeiro o atleta deve ser primeiramente acolhido, o que já foi feito em conversa do atleta com a coordenadora geral do Departamento Técnico da LNB, Lillian Gonçalves. Depois disso, acompanhado de um representante do time, Buiú foi a uma delegacia registrar boletim de ocorrência.
Após receber o relato do atleta, a Liga irá encaminhar a denuncia para os meios competentes de julgamento na esfera esportiva. Em nota, a LNB disse que repudia qualquer forma de discriminação e se vê como parte fundamental na batalha contra o racismo e na construção de uma cultura inclusiva.
O jogo terminou em 68 a 67 para o Cerrado e acabou com empurra-empurra depois do caso de racismo. O Cerrado Basquete também lamentou o ocorrido e o Minas afirmou ser intolerante com preconceitos e que está apurando o ocorrido.
0 تعليقات