Últimas Notícias

Investigação na França aponta campanha de desinformação contrária a Paris 2024

Anéis olímpicos vistos em frente à Torre Eiffel. - Foto: Arquivo Reuters/Benoit Tessier


A unidade de defesa cibernética da França revelou que foi identificada uma campanha de desinformação, proveniente do Azerbaijão, que visa minar a reputação e a capacidade de Paris de sediar os Jogos Olímpicos do próximo ano, conforme mostrou um relatório local.

 

De acordo com o relatório, que foi divulgado por diversos meios de comunicação, a campanha contrária a Paris 2024 aconteceu nos dias 26 a 27 de julho na conta de um indivíduo azerbaijano na rede social X, antigo Twitter, com ligações ao partido presidencial do Azerbaijão.

 

"As investigações mostraram que pelo menos uma pessoa ligada ao governo do Azerbaijão agiu, através do uso de processos não autênticos, com o objetivo de prejudicar a reputação da França na sua capacidade de sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2024", disse o serviço estatal francês de Vigilância e Proteção contra Interferência Digital Estrangeira (Viginum).

 

Em seu relatório, o serviço francês apresentou fotos e vídeos mostrando confrontos entre a polícia francesa e manifestantes, que foram vistos e compartilhados por milhares de pessoas, e veiculada pelo suspeito com o slogan #boycottparis2024, no entanto, a Viginum disse que não conseguiu vincular a campanha diretamente às autoridades do Azerbaijão.

 

Não houve manifestação sobre o ocorrido nem pelo governo do Azerbaijão e nem pelo partido presidencial. A embaixada do Azerbaijão em Paris também não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o caso, feito através da agência Reuters.

 

Os laços entre Paris e Baku têm sido tensos nos últimos meses e pioraram desde que Baku assumiu o controle da região de Nagorno-Karabah. A França vem criticando repetidamente as autoridades do Azerbaijão pelo bloqueio do corredor de Lachin, a estrada principal que ligava a Arménia ao disputado enclave de Nagorno-Karabakh.

 

Uma fonte diplomática francesa disse que Paris pediu esclarecimentos em Baku sobre a campanha de desinformação promovida pelo suspeito e sua ligação com o governo do Azerbaijão. O governo parisiense também discutiria o assunto com as autoridades responsáveis pelo X, antigo Twitter, nos próximos dias.

 

0 تعليقات

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar