![]() |
Darlan vem se tornando uma das estrelas da Seleção neste pré-olímpico (FIVB/Divulgação) |
Após a vitória do Brasil sobre Cuba, os atletas da seleção brasileira falaram sobre os desafios do jogo e os preparos para os confrontos decisivos contra Irã, no sábado 07, e Itália, no domingo 08, ambos as 10h, no Ginásio Maracanãzinho (RJ). Confira os principais pontos da entrevista coletiva com Renan Dal Zotto, Bruninho e Darlan.
O técnico Renan Dal Zotto falou sobre a confiança do time e como esse jogo mudou o patamar da equipe, "hoje era um jogo bem complicado contra Cuba, as últimas experiências com eles, a primeira no Mundial fizemos 3x2, outra na Liga das Nações perdemos de 3x2, então um equilíbrio eterno Brasil e Cuba, sabíamos que seria duríssimo, o time se comportou muito bem, essa era a proposta de todos eles, jogar bola por bola, não existe bola perdida, toda vez tinha 2, 3 jogadores chegando nela".
"Então esse tipo de comprometimento foi muito bom, saímos daqui felizes, jogamos bem com 3 pontos importantes, e agora pensar na semifinal, para gente amanhã é uma semifinal de campeonato que nós estamos disputando nesse pré-olímpico, é partida de tudo ou nada, enfim toda concentração daqui pra frente. Agora vamos chegar no hotel, alimentar os meninos e começar a estudar o time do Irã." continuou. O comandante completou falando que o torneio é muito disputado e que nunca se sabe o que pode acontecer, até olhando as demais tabelas dos grupos B e C.
Renan complementou a fala, "nós temos que pensar em fazer o nosso melhor, esse é o foco, nós não estamos pensando em aqui, lá, estamos focados em agora recuperar os jogadores, essa é a coisa mais importante, são 7 jogos em 9 dias, então amanhã e domingo, se tudo der certo, vamos jogar a grande final, agora é isso focar 100%. Vamos almoçar pensando no Irã, jantar, sobremesa vai ser Irã, até amanhã".
Comentando sobre o oposto Darlan Souza, o Dal Zotto comentou que ele tem ajudado bastante e deu um toque na galera, "é importante que todo mundo entenda que no esporte, as coisas acontecem muito rápido na vida dos atletas, o Darlan vem alguns anos tendo boas apresentações, sendo muitas vezes na Superliga protagonista por quê é o oposto titular do time também, e eu acho que esse momento está sendo um momento importante para o Darlan e para a seleção Brasileira, e a coisa mais bonita que eu acho que a gente tá vivenciando aqui é a parceria entre Alan e Darlan."
"É uma coisa impressionante, como um torce vibra com o outro, como isso é extremamente saudável para os dois, hoje até o finalzinho botei o Alan para bloquear no lugar do Darlan e ele (Alan) falou "isso eu faço melhor que você" (para Darlan). Então Darlan tá vivendo bom momento, mas o Alan é jogador top-mundial e tá pronto também para qualquer emergência. Então é uma posição que nos deixa bem confortável" comentou.
A entrevista com o técnico brasileiro terminou com Renan falando sobre a questão física de Bruninho e Lucarelli, que sentiram o tornozelo e o joelho, respectivamente: “Eu não tenho a menor dúvida que os dois vão estar amanhã em quadra e bem, nós temos o melhor departamento médico fisioterápico do mundo, pode ter certeza que eles vão estar 100%. Vamos estar lado a lado com os profissionais da área da saúde e vão recuperar eles, eu não tenho dúvida alguma disso”.
O levantador Bruninho comentou sobre a fase da seleção "eu acredito que o que vem acontecendo no último período é uma inconstância, altos e baixos, acaba em alguns momentos dando pontos pros adversários, fazendo besteiras, e nosso jogo não fica constante, hoje conseguimos manter uma constância maior, mesmo no primeiro set, onde a gente trocou bola, o saque deles entrou melhor, e acabaram entrando duas bombas no Lucarelli e perdemos o set", comentou o levantador.
"Mas depois a equipe botou a cabeça no lugar e soube se impor, ser agressivo e ao mesmo tempo lúcida na variação do saque, fazendo os caras jogarem e jogando bem, quando a gente começou errar de novo, é quando os caras voltavam para o jogo. Hoje a gente jogou melhor e está todo mundo de parabéns." complementou.
Sobre os aprendizados, Bruno afirmou que é necessário aprender com os erros e tirar o que é positivo "eu acredito que essas vitórias contra Tchéquia e Ucrânia, que não foram vitórias boas, que a gente alternou muito, a gente teve força, isso é importante para gente ir pra frente, mas ter uma constância melhor nos ajuda muito nosso jogo. Você consegue ter consistência, te dá mais confiança, mais moral, então é isso que a gente precisa para esse próximo dois, agora é pensar no Irã, cada jogo é uma final, esse pré-olímpico tá uma loucura, então não dá pra tirar o pé em nenhum momento."
Ao chegar na zona mista, Bruninho falou sobre os seus tornozelos e foi perguntado sobre a sua condição física para os dois jogos decisivos: "No início do quarto set, na levantada pro Lucarelli, os dois tornozelos são meio problemáticos, mas espero que não seja nada, e foi bom para pensar um pouco fora, e a gente sabe que no pré-olímpico precisa de todo mundo, então o grupo faz diferença."
Bruno falou sobre a mistura de jovens e veteranos no time e como esse grupo está se coordenando em quadra "Eu acho que é os dois, existe um lance da energia, você vê um Darlan, se eu fizer o que o Darlan faz, eu vou acabar com um desfibrilador, tenho 37 anos, ele tá na flor da idade, e é muito boa essa energia de ser um pouco menos "pensante", um cara que tá indo pra dentro, e essa é a responsabilidade é nossa, talvez eu (Bruninho), Lucão e Lucarelli nos cobramos muito e deixa os jovens, esse é o momento deles de passarem por isso, e cabe a nós darmos um toque neles de "faz isso", de acalmar, então acho que essa mistura é fundamental.", completou.
Bruno finalizou comentando sobre a energia de Darlan Souza, "ele é autêntico dessa maneira dele, e faz parte, é bom ter alguém assim, de vez em quando dar uma segurada nele, dar uma puxadinha de orelha, mas importante que ele tá fazendo o trabalho dele muito bem feito e tá ajudando muito o time."
Darlan Souza comentou sobre seu jogo contra a Cuba, "eu não achei que foi show, errei bastante, em certos momentos chamei a responsabilidade, eu senti isso, agora é um jogo de cada vez, estudar o Irã e vamo para cima que não acabou nada, foco total agora é descansar o que tem que descansar, tratar o que tem que tratar e focar no jogo de amanhã. Ali no primeiro set tava um pouco nervoso, errei bastante coisa boba, ataque na hora que não podia errar, mas fui me soltando, essa parte a torcida ajuda muito, me sinto abraçado, então acho que é algo que me deixa bem leve".
Comentando a disputa com seu irmão Alan, o oposto comenta que é uma disputa saudável e que tem momentos de alternância entre eles, "eu acho que essa parte, nossa irmandade é muito boa, quando ele tá na quadra eu to incentivando ele, quando eu to na quadra, a mesma coisa, acho que nenhum dos dois se deixa abalar por estar no banco, querendo ou não é um bagulho para família, sai um entra o outro, então acho que para gente é muito bom e importante."
Bruninho havia comentado anteriormente sobre os toques no Darlan, e o oposto concordou falando que é assim mesmo "eu faço bastante besteira, eu erro, tenho que melhorar um pouco isso, mas não ficar remoendo, pensar na próxima ação, e eles me ajudam bastante nessas horas que eu erro, eles vão lá e falam "isso não pode acontecer", "faz isso", eu acho que isso que eles falam para mim ajuda bastante."
Finalizando, Darlan foi questionado pelo Surto sobre o mental e o físico dos jogadores para as duas últimas rodadas do pré-olímpico masculino de vôlei e falou que o time está inteiro para a disputa. "O nosso mental e físico está muito bom, para gente não importa se for 50 3x2, 3/0, nós vamos com a cabeça que serão jogos difíceis, ainda mais essa reta final, então vamos descansar e estudar, e manter isso ai até o final, não desistir nunca, focar em cada bola e ir até o final".
O Brasil ocupa a terceira colocação do pré-olímpico com 10 pontos e depende apenas de si para ir de forma direta para as olimpíadas de Paris 2024. Precisa vencer o Irã e a Itália, que ocupa o segundo lugar na tabela.
0 Comentários