Jordan Clarkson foi o grande destaque do dia, marcando 28 pontos para a Filipinas (Foto: FIBA) |
A Copa do Mundo de Basquete, disputada nas Filipinas, Indonésia e Japão, começou hoje com partidas dos grupos A, D, E e H. Não tivemos zebras e todos os favoritos garantiram sua vitória.
O torneio conta com a presença dos melhores jogadores de 32 seleções. Eles disputam, além do título, uma vaga para as Olimpíadas de 2024, em Paris.
Austrália 98 x 72 Finlândia
A seleção da Oceania chegou com uma série de lesões, mas ainda tem uma equipe sólida com nomes como Matisse Thybulle, Josh Giddey, Patty Mills e Joe Ingles. Patty Mills anotou 25 pontos e bateu a Finlândia de Lauri Markkanen.
O time australiano venceu a equipe finlandesa de virada. No segundo quarto, a Austrália perdia por 36 a 28, mas conseguiu chegar em 45 a 40 antes do intervalo.
Itália 81 x 67 Angola
O destaque da partida foi Simone Fontecchio (Utah Jazz), que anotou 19 pontos para a equipe italiana. Mas cabe dizer que a equipe atuou muito bem coletivamente no duelo contra a boa equipe africana.
Montenegro 91 x 71 México
Como era de se esperar, Nikola Vucevic, que joga no Chicago Bulls, foi o grande destaque, levando Montenegro para a vitória ao anotar 27 pontos na partida
Letônia 109 x 70 Libano
Dairis Bertāns marcou 20 pontos para levar a equipe letã a uma tranquila vitória sobre o Líbano.
República Dominicana 87 x 81 Filipinas
Em um jogo com recorde de público - 38 mil pessoas no ginásio em Manilla - Jordan Clarkson bem que tentou levar os donos da casa à vitória com 28 pontos, mas os dominicanos, comandados por Karl Anthony Towns, que marcou 26 pontos e pegou 10 rebotes, conseguiram importante vitória no melhor jogo do dia
Alemanha 81 x 63 Japão
O destaque da tranquila vitória alemã ficou com o jogador do Orlando Magic Moritiz Wagner e seus 24 pontos.
Lituânia 93 x 67 Egito
Na vitória da Lituânia, o destaque fica para Margriris Nromantas com 18 pontos e o jogador da NBA Jona Valanciunas com um duplo-duplo de 15 pontos e 10 rebotes
Canadá 95 x 65 França
O Canadá, com nomes como Shai Gilgeous-Alexander, Lu Dort, RJ Barrett e Dillon Brooks, tem uma equipe jovem e de muito potencial. Sete dos 18 convocados jogam na NBA. Já a França, mesmo sem a presença de Victor Wembanyama, também conta com uma forte equipe, tendo nomes como Nicolas Batum, Evan Fournier, Rudy Gobert e Nando de Colo.
Contudo, o Canadá teve uma atuação de gala, não deixando os franceses jogarem e conseguindo uma vitória de 30 pontos de diferença. Shai foi implacável com 27 pontos e 13 rebotes, seguido por Kelly Olynyk com 18 pontos. Do lado francês, Fournier marcou 21 pontos
Classificação
As 32 equipes participantes foram divididas em oito grupos que foram divididos em três regiões. Os grupos A, B, C e D jogam nas Filipinas, o E e o F no Japão, e o G e o H na Indonésia. Os dois melhores colocados de cada grupo vão para a segunda fase, que também será disputada em formato de grupos, na mesma região, em quatro grupos de quatro.
Classificação da primeira fase da Copa do Mundo de Basquete (Foto: FIBA) |
Vaga olímpica
As vagas nos Jogos Olímpicos vão para as duas melhores equipes da América e da Europa (com exceção da França, dona da casa já classificada) e as melhores da África, Ásia e Oceania.
Onde assistir
As partidas estão sendo transmitidas pela ESPN e pelo streaming Star+.
Próximos passos
Amanhã é a vez dos grupos B, C, F e G. Com estreia da Seleção Brasileira.
Confira os jogos:
5h Cabo Verde x Georgia
5h Sudão do Sul x Porto Rico
5h45 Jordão x Grécia
6h45 Irã x Brasil
8h30 Eslovênia x Venezuela
9h Sérvia x China
9h40 Estados Unidos x Nova Zelândia
10h30 Espanha x Irlanda
0 Comentários