Últimas Notícias

Brasil se filia a World Boxing

 

Foto: Divulgação

A World Boxing, nova federação internacional de boxe, anunciou nesta quinta (24), a filiação da  CBBoxe (Confederação Brasileira de Boxe). Além do Brasil, a entidade anunciou a entrada de Canadá, Argentina, Alemanha, Honduras e Suécia.

Visando manter o boxe nos Jogos Olímpicos e dar mais transparência a modalidade, a World Boxing foi fundada em abril de 2023, durante o Mundial feminino da IBA (Associação Internacional de boxe). O torneio foi marcado por boicote de alguns países fortes, como os EUA. Junto dos estadunidenses, Países Baixos, Austrália, Federação Inglesa, Federação Britânica e Nova Zelândia já estavam filiados.

A IBA está banida pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) em razão de problemas de governança, denúncias de corrupção e de manipulação de resultados. Durante os Jogos do Rio-2016, a entidade trocou árbitros da modalidade no meio da competição sem dar justificativa.

Como entidade olímpica, a CBBoxe não tomou posição logo de cara e esperou para ver o que aconteceria. O presidente da confederação, Marcos Brito, falou ainda em junho que se a World Boxing passasse a controlar o boxe olímpico, o Brasil buscaria a filiação.

"Hoje nós celebramos a notícia da aprovação do nosso requerimento de filiação à World Boxing. Já é tempo dessa solução entre a participação em Jogos Olímpicos e entidade internacional findar e nos parece que é esse o caminho. Se não for de imediato, será em um futuro breve", disse Marcos.

Junto dos outros cinco países, o Brasil foi aprovado em votação do Conselho Executivo da World Boxing e serão convidados a participar do congresso inaugural da entidade em novembro de 2023.

Em junho, o Brasil chegou a receber a visita do presidente da IBA, que chegou a falar em trazer um Campeonato Mundial para o país. No mesmo mês, a IBA suspendeu os países que já faziam parte da World Boxing.


0 تعليقات

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar