O governo da República Tcheca atendeu a uma solicitação do Ministério da Educação do país e proibiu a participação de atletas e equipes russas em competições e partidas em território tcheco. A mesma proibição se estende à participação de atletas tchecos em território russo.
Em comunicado, o governo tcheco, afirma que a proposta partiu de iniciativa de sindicatos esportivos locais e contou com o apoio da direção da Agência Nacional de Esportes (NSA). O posicionamento é uma resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, que impediu atletas russos de participar da maioria das competições internacionais desde o ano passado.
A solicitação do ministro da educação da República Tcheca, Mikuláš Bek, visa proibir "a participação de atletas individuais e equipes esportivas que representam a Federação Russa em competições esportivas e jogos organizados no território da República Tcheca".
O Comitê Olímpico Tcheco (ČOV) já se manifestou contra qualquer forma de participação da Rússia e de Belarus nas eliminatórias olímpicas e nos Jogos de Paris do ano que vem, em votação realizada no seu plenário, em abril deste ano.
A sugestão de um grupo de especialistas do Comitê Olímpico Tcheco, feita há duas semanas, causou polêmica ao sugerir que os atletas russos e belarrussos, antes de começarem os Jogos Olímpicos de Paris 2024, assinassem um juramento sob uma bandeira neutra, em que condenariam a agressão contra qualquer estado membro da ONU por outro país e assim condenariam a invasão russa na Ucrânia.
0 تعليقات