Últimas Notícias

Atletas australianos deverão deixar Vila Olímpica assim que terminarem de competir em Paris 2024

Atletas australianas no pódio em Tóquio 2020
Foto: Jack Spitser/ Spitser Photography


O Comitê Olímpico Australiano (AOC) vem sofrendo fortes críticas nos últimos dias após comunicar a decisão de remover seus competidores da Vila dos Atletas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 assim que estes terminarem de competir. As novas restrições permitirão que os atletas estejam em Paris depois que terminarem de competir, mas não na Vila.

 

O AOC afirma que a mudança foi feita para evitar distrações dos atletas que ainda precisam competir e aponta os bons resultados da equipe em Tóquio 2020 – quando tais restrições estavam em vigor devido à pandemia do COVID-19 – como o raciocínio por trás da decisão.

 

“Os aprendizados de Tóquio foram absolutamente positivos para os atletas que estão competindo na segunda semana. Reduzir a circulação na Vila, pelos atletas que terminaram, foi positivo tanto para a preparação quanto para a saúde”, disse Matt Carroll, diretor  executivo da o AOC.

 

A competição de natação em Paris acontecerá na primeira semana dos Jogos, como é de praxe. As novas regras exigirão que os competidores deixem a Vila em até 48 horas após o término do evento. “Isso é sobre desempenho, na verdade estamos fazendo isso para os atletas que ainda estão competindo”, disse Carroll.

 

Como esperado, a decisão do Comitê australiano foi recebida com estranheza, com muitos afirmando que estar na Vila e comemorar quando terminar de competir é parte integrante da experiência olímpica. James Magnussen, duas vezes atleta olímpico australiano e três vezes medalhista, criticou a decisão afirmando que a mudança reduz as Olimpíadas de evento de maior prestígio na carreira de um atleta a apenas mais uma competição.

 

“Como um atleta que competiu em duas Olimpíadas, acredito que todos que fazem parte da equipe australiana em Paris merecem ter a experiência olímpica completa, e isso inclui ficar na vila para a cerimônia de encerramento e apoiar seus companheiros de equipe. A maioria dos atletas só disputa uma Olimpíada na carreira, eles devem poder aproveitar cada momento. Ser atleta olímpico não é só ganhar medalhas, é uma conquista rara que merece ser devidamente comemorada e não importa o resultado que alcancem”, escreveu Magnussen.

 

Giaan Rooney, três vezes medalhista olímpico também se posicinou a favor dos atletas permanecerem na Vila. “Acho uma pena, porque para a maioria das pessoas esta é uma oportunidade única na vida. Como o álcool é proibido na Vila todas as festas acontecem fora de lá. Há muito barulho e distração porque as pessoas estão indo e vindo o tempo todo, mas tudo isso faz parte da experiência olímpica e é realmente inspirador ver as pessoas que ganharam medalhas andando pela vila.”

Ken Wallace, um ex-atleta olímpico e vice-presidente da Comissão de Atletas, disse que, embora as vozes dos atletas tenham sido ouvidas, ele acredita que esta é a melhor decisão do ponto de vista do desempenho. “Concordo que estar na Vila Olímpica faz parte de toda a experiência dos Jogos Olímpicos, mas não concordo que deva pesar mais do que o desempenho”, disse Wallace.

 

O ex-atleta afirmou que os atletas poderão assistir a outros eventos e ainda fazer parte dessa experiência olímpica, mas a intenção é de dar a todos os atletas a oportunidade de competir da melhor maneira possível, sem distrações ao seu redor.

 

Em meio às restrições do COVID-19, a Austrália conquistou 17 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, empatando seu maior recorde (também ganhando 17 em 2004) e conquistou 46 medalhas no total para empatar sua terceira maior contagem de todos os tempos.


0 تعليقات

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar