Últimas Notícias

WADA irá apelar a Corte Arbitral do Esporte para a suspensão de Kamila Valieva

De luvas vermelhas e collant preto e detalhes de brilho prata, Kamila Vaieva - morena com cabelo preso - põe a mão no rosto escondendo suas lágrimas
Kamila foi ouro na competição por equipes e na disputa individual ficou sem medalha (Foto: Eloisa Lopez/Reuters)

 
A WADA (Agência Mundial Anti-Doping) anunciou nesta terça (21), que irá a Corte Arbitral do Esporte (CAS) para suspender Kamila Valieva (RUS), após uma investigação feita pela RUSADA (Agência Russa Anti-Doping) divulgada em janeiro, ter apontado a patinadora como inocente do caso de doping em Pequim-2022.

A atleta, na época com 15 anos, venceu a competição por equipes da patinação artística pelo Comitê Olímpico Russo e no dia seguinte, foi revelado que ela testou positivo para a substância trimetazidina, que é usada para prevenir ataques de angina e é do grupo dos medicamentos vasodilatadores. 

Por essa razão, o pódio da competição por equipes não foi realizada até hoje, um ano depois dos Jogos de Pequim-2022. Caso a WADA tenha sucesso, os Estados Unidos viram os campeões por equipes.

Em comunicado, a WADA diz que reviu com cuidado a decisão da RUSADA e considerou a decisão errada sob os termos do código mundial anti-doping e por isso, está exercendo o seu direito de apelar a Corte. 

Na apelação, eles pedem a suspensão da patinadora por quatro anos e a desclassificação de todos os seus resultados a partir de 25 de dezembro de 2021 - data da amostra com resultado positivo - o que faria ela perder a medalha conquistada em Pequim e o título europeu, conquistado também em 2022.

Vale ressaltar que na época da explosão do caso, Kamila tinha 15 anos e não poderia ser responsabilizada por ser menor de 16 anos. 

0 تعليقات

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar