![]() |
Foto: Divulgação |
A Casa Branca disse nesta quinta (2), ser a favor da entrada dos atletas russos e bielorrussos nos Jogos de Paris - 2024. Esse apoio vai contra a maioria de seus aliados, mas está de acordo com o Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos.
A secretária de imprensa do governo estadunidense, Karine Jean - Pierre, falou que os EUA são a favor da remoção dos órgãos dirigentes esportivos de Rússia e Belarus e seus representantes das federações internacionais, mas quando o COI permite a presença destes atletas, deve ficar claro que eles não estão representando o Estado russo ou bielorrusso.
Por outro lado, muitos países da Europa não concordam. De acordo com o ministro do Esporte e Turismo da Polônia, Kamil Bortniczuk, até 40 países podem boicotar os próximos Jogos, se atletas dos dois países participarem.
Ucrânia e Letônia já confirmaram que não irão para Paris, caso os planos de competir sob bandeira neutra continuem. O COI já se posicionou contra a ação e afirmou que um boicote apenas pune os atletas, sem alcançar o seu fim político desejado.
Nesta sexta, o ministro do Esporte da Lituânia contou à Sky News, que a Grã-Bretanha está convocando uma reunião de ministros do esporte de todo o mundo para o dia 10, a fim de discutir uma oposição a ideia de russos e bielorrussos como atletas neutros.
0 تعليقات