![]() |
Jarvis Earle e Francisca Veselko são os mais novos campeões mundiais júnior de surfe. Foto: Kenny Morris/World Surf League. |
Após dois anos sem a disputa do Mundial Júnior de Surfe, o mundo conheceu os dois novos vencedores da categoria com menos de 20 anos na última sexta-feira (13) no WSL World Junior Championships: a portuguesa Francisca Veselko e o australiano Jarvis Earle venceram estadunidenses nas finais na Califórnia e sagraram-se campeões mundiais júnior.
No feminino, Francisca entrou na história de seu país: ao vencer Sawyer Lindblad por um somatório de 12,47 a 12,33, tornou-se a primeira portuguesa a conquistar o campeonato mundial júnior entre as mulheres. Além do prêmio de 10 mil dólares, a jovem de 19 anos ainda classificou-se para a disputa do Challenger Series, divisão de acesso para o circuito mundial.
![]() |
Francisca Veselko chegou ao evento como convidada e saiu com o título de campeã mundial júnior. Foto: Kenny Morris/World Surf League |
No masculino, Jarvis acabou com o jejum australiano que vinha desde 2016 na categoria, além de quebrar a hegemonia brasileira de duas conquistas seguidas (2018 e 2019). Earle venceu a final com autoridade, marcando um somatório de 17 pontos em cima de Levi Slawson, que somou 11,60, além de surfar uma onda excelente que garantiu uma nota 9,50.
![]() |
Jarvis Earle surfou a melhor onda da final. Foto: Kenny Morris/World Surf League. |
Laura Raupp foi a melhor brasileira da competição ao chegar nas quartas de final.
Últimos campeões mundiais júnior
Confira abaixo a lista dos últimos 10 campeões mundiais júnior. No masculino, o Brasil continua a ser o país com mais vencedores, com cinco títulos entre os dez disputados desde 2011. A Austrália vem logo em sequência com três representantes, seguida de Havaí e Portugal, cada um com um campeão.
No feminino, a diversidade de nacionalidades é maior: a Austrália possui três campeãs desde 2011, enquanto o Havaí* possui duas. Japão, Portugal, Estados Unidos, Taiti e Nova Zelândia conquistaram um título cada.
Vale ressaltar que as edições de 2020 e 2021 não ocorreram devido à pandemia de Covid-19.
2022: Jarvis Earle (AUS) e Francisca Veselko (POR)
2019: Lucas Vicente (BRA) e Amuro Tsuzuki (JPN)
2018: Mateus Herdy (BRA) e Kirra Pinkerton (USA)
2017: Finn McGill (Havaí) e Vahine Fierro (Taiti)
2016: Ethan Ewing (AUS) e Macy Callaghan (AUS)
2015: Lucas Silveira (BRA) e Isabella Nichols (AUS)
2014: Vasco Ribeiro (POR) e Mahina Maeda (Havaí)
2013: Gabriel Medina (BRA) e Ella Willians (NZL)
2012: Jack Freestone (AUS) e Nikki Van Dijk (AUS)
2011: Caio Ibelli (BRA) e Leila Hurst (Havaí)
0 تعليقات