Últimas Notícias

Portuguesa Francisca Veselko e australiano Jarvis Earle vencem estadunidenses na Califórnia e são campeões mundiais júnior de surfe

Jarvis Earle e Francisca Veselko são os mais novos campeões mundiais júnior de surfe. Foto: Kenny Morris/World Surf League.

Após dois anos sem a disputa do Mundial Júnior de Surfe, o mundo conheceu os dois novos vencedores da categoria com menos de 20 anos na última sexta-feira (13) no WSL World Junior Championships: a portuguesa Francisca Veselko e o australiano Jarvis Earle venceram estadunidenses nas finais na Califórnia e sagraram-se campeões mundiais júnior. 

No feminino, Francisca entrou na história de seu país: ao vencer Sawyer Lindblad por um somatório de 12,47 a 12,33, tornou-se a primeira portuguesa a conquistar o campeonato mundial júnior entre as mulheres. Além do prêmio de 10 mil dólares, a jovem de 19 anos ainda classificou-se para a disputa do Challenger Series, divisão de acesso para o circuito mundial. 

Francisca Veselko chegou ao evento como convidada e saiu com o título de campeã mundial júnior. Foto: Kenny Morris/World Surf League

No masculino, Jarvis acabou com o jejum australiano que vinha desde 2016 na categoria, além de quebrar a hegemonia brasileira de duas conquistas seguidas (2018 e 2019). Earle venceu a final com autoridade, marcando um somatório de 17 pontos em cima de Levi Slawson, que somou 11,60, além de surfar uma onda excelente que garantiu uma nota 9,50. 

Jarvis Earle surfou a melhor onda da final. Foto: Kenny Morris/World Surf League.

Laura Raupp foi a melhor brasileira da competição ao chegar nas quartas de final.

Últimos campeões mundiais júnior

Confira abaixo a lista dos últimos 10 campeões mundiais júnior. No masculino, o Brasil continua a ser o país com mais vencedores, com cinco títulos entre os dez disputados desde 2011. A Austrália vem logo em sequência com três representantes, seguida de Havaí e Portugal, cada um com um campeão.

No feminino, a diversidade de nacionalidades é maior: a Austrália possui três campeãs desde 2011, enquanto o Havaí* possui duas. Japão, Portugal, Estados Unidos, Taiti e Nova Zelândia conquistaram um título cada.

Vale ressaltar que as edições de 2020 e 2021 não ocorreram devido à pandemia de Covid-19. 

2022: Jarvis Earle (AUS) e Francisca Veselko (POR) 

2019: Lucas Vicente (BRA) e Amuro Tsuzuki (JPN) 

2018: Mateus Herdy (BRA) e Kirra Pinkerton (USA) 

2017: Finn McGill (Havaí) e Vahine Fierro (Taiti) 

2016: Ethan Ewing (AUS) e Macy Callaghan (AUS) 

2015: Lucas Silveira (BRA) e Isabella Nichols (AUS) 

2014: Vasco Ribeiro (POR) e Mahina Maeda (Havaí) 

2013: Gabriel Medina (BRA) e Ella Willians (NZL) 

2012: Jack Freestone (AUS) e Nikki Van Dijk (AUS) 

2011: Caio Ibelli (BRA) e Leila Hurst (Havaí) 

*Apesar do Havaí pertencer aos Estados Unidos, a ilha é considerada um território a parte para a comunidade do surfe representada pela WSL (World Surfe League). No entanto, em Jogos Olímpicos, eles são parte do time estadunidense. 

0 تعليقات

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar