Últimas Notícias

Pela primeira vez na história, homens poderão disputar o nado artístico nos Jogos Olímpicos

Dueto misto no Mundial de Budapeste-2022 (Foto: Divulgação/FINA)

 
A quinta (22) começou com uma notícia histórica para o nado artístico (antigo nado sincronizado). O COI (Comitê Olímpico Internacional) aprovou a ideia da World Aquatics (ex-FINA) e já em Paris-2024, os homens poderão disputar a modalidade.

Restrita apenas para mulheres até 2015, quando foi introduzido o dueto misto, a modalidade era junto da ginástica rítmica, os dois esportes 100% femininos dos Jogos. Agora, eles poderão disputar a rotina por equipes.

Para isso, foi permitida a presença de dois homens - no máximo - por equipes. Em Paris-2024 serão 10 equipes, portanto, se espera a presença de 20 homens na primeira Olimpíada deles na modalidade. 

Além da França, já classificada, estarão na disputa os quatro campeões continentais (Ásia, Oceania, África e Jogos Pan-Americanos) e cinco países que devem levar a vaga no Mundial de Doha, em fevereiro de 2024.

O primeiro homem a participar da modalidade, Bill May (USA), comemorou a notícia: "A inclusão de homens na Natação Artística Olímpica já foi considerada um sonho impossível. Isso prova que todos devemos sonhar grande. Os atletas masculinos resistiram. Agora, por meio de sua perseverança e da ajuda e apoio de tantos, todos os atletas podem ficar lado a lado igualmente, buscando a glória olímpica".

O presidente da World Aquatics, Husain Al-Musallam também celebrou: “Os esportes aquáticos são universais e os homens provaram ser excelentes nadadores artísticos. Estou ansioso para ver esta nova dimensão da natação artística sendo compartilhada com o mundo em Paris. A inclusão dos homens na natação artística é um grande mérito para todos aqueles que trabalharam por muitos anos para que isso acontecesse".

Os Jogos de Paris-2024 serão os primeiros a serem conhecidos como os "Jogos da Igualdade" com o mesmo número de atletas homens e mulheres. 

0 تعليقات

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar