![]() |
Peruanos Miguel Tudela e Daniella Rosas são os grandes campeões da etapa do QS do Saquarema Surf festival. (Foto: WSL/Thiago Diz) |
O Saquarema Surf Festival, etapa da Qualifying Series da América Latina e seletivas sul-americanas para os mundiais modalidades Júnior e Longboard, terminou neste domingo, 23, com peruanos e brasileiros nos lugares mais altos do pódio.
No QS 5000, Miguel Tudela foi campeão enfrentando o brasileiro João Chianca (Chumbinho) na final, enquanto, no feminino, Daniella Rosas ficou com a primeira colocação ao desbancar Luana Silva, atleta que recentemente passou a representar o Brasil.
Com este resultado, Miguel Tudela manteve seu desempenho de 100% de aproveitamento em etapas do QS neste ano, conquistando seu quarto campeonato. Por sua vez, Daniella Rosas teve apresentação de gala ao derrotar Luana, melhor surfista da semana, além de ter passado por Sophia Medina, campeã do evento em 2021, nas semifinais.
Este evento foi considerado o mais importante da temporada no QS, pois foi o único a distribuir 5000 pontos para os campeões tanto no masculino quanto no feminino. Outra curiosidade é que Saquarema foi a única cidade a sediar três competições diferentes da WSL no mesmo ano: em 2022, o Maracanã do Surfe abrigou etapas do CT, QS 5000 e Challenger Series.
Pro Júnior
Na final do Pro Júnior sub-20 feminino, Laura Raupp venceu suas compatriotas Tainá Hinckel e Luana Silva, além da peruana Sol Aguirre, tricampeã do torneio. Com este resultado, a catarinense fica em terceiro lugar na colocação geral, atrás de Tainá e Sol. Com concorrentes de alto nível, Laura comemorou muito a vitória:
"Eu estou muito feliz, pois desde ontem eu sabia que essa final não ia ser fácil. Para mim, elas são as melhores da América do Sul, a Luana (Silva) foi do CT esse ano, então nossa, só tenho que agradecer. Eu consegui achar duas direitas boas no início e já fiz a bateria ali. Mas, fiquei na tensão esperando quem iria virar em cima de mim, mas ninguém virou e eu estou muito, muito, muito feliz", disse a atleta.
![]() |
Laura Raupp surfando a final na Praia de Itaúna, em Saquarema. (Foto: WSL/Daniel Smorigo) |
No masculino, o vencedor foi Cauã Costa. O cearense tornou-se bicampeão do torneio ao derrotar Gabriel Klaussner na final. Com a vitória, o surfista ainda garantiu a primeira colocação no ranking da temporada, ultrapassando o paulista Diego Aguiar.
![]() |
Cauã Costa é bicampeão Pro Junior em Saquarema. (Foto: WSL/Daniel Smorigo) |
Longboard
No longboard, também tivemos um bicampeão, mas no feminino. A brasileira Chloé Calmon venceu a peruana Maria Fernanda Reyes, repetindo a final de 2021. No masculino, Rodrigo Sphaier, natural de Saquarema, derrotou o peruano Sebastian Cardenas Aguirre na final depois de ter eliminado seu algoz de 2021, Tony Silvagni, na semifinal.
![]() |
Chloé Calmon, bicampeã de longboard em Saquarema. (Foto: WSL/Daniel Smorigo) |
![]() |
Rodrigo Sphaier, campeão de longboard no masculino. (Foto: WSL/Daniel Smorigo) |
Em memória a Leo Neves
O Saquarema Surf Festival homenageou Leo Neves, surfista que faleceu em 2019 durante a disputa de um campeonato em Saquarema após sofrer um mal súbito. O atleta era bicampeão brasileiro e tinha feito parte da elite mundial entre 2007 e 2008.
0 تعليقات