Eurobasket 2022: Grécia avança para as quartas; Itália derruba Sérvia
Mariana Alves11.9.22
A Grécia fez a lição de casa mas teve duelo parelho para ganhar da República Tcheca por 94 a 88 e conquistar vaga nas quartas de final do FIBA EuroBasket 2022, neste domingo (11), na Alemanha.
Os gregos decolaram no quarto quarto para chegar aos oito finalistas diante de 9.814 espectadores na EuroBasket Arena Berlin. A Grécia também se vingou dos tchecos depois de perder para eles na final do Torneio de Qualificação Olímpica da FIBA 2020 no Canadá, perdendo as Olimpíadas de Tóquio.
Após alternâncias de liderança, a Grécia assumiu o controle ao abrir o quarto período com uma sequência de 15 a 3 para abrir a vantagem por 78 a 70 a menos de cinco minutos do fim. Giannis Antetokounmpo não deixaria sua equipe perder, respondendo a todos os placares tchecos.
Giannis Antetokounmpo ficou com 5 pontos nos primeiros 23 minutos do jogo. Mas o duas vezes jogador mais valioso da NBA subiu de nível e terminou com 27 pontos, 10 rebotes e 5 assistências. Tomas Satoransky não fez uma grande marca de pontuação para a República Tcheca com apenas 3 pontos, mas ele conseguiu um único jogo do torneio de 17 assistências no gol perdido. Esse é o máximo de qualquer jogador em um jogo EuroBasket desde que a FIBA começou a coletar esses dados em 1995.
Os gregos pegaram 14 rebotes ofensivos para apenas 7 para a República Tcheca, levando a uma vantagem de 19-6 em pontos de segunda chance. A Grécia forçou 13 erros checos - em comparação com 8 para Hellas - mas conquistou 19 pontos de turnovers contra 5 da República Checa.
Grécia avança para as quartas de final pela oitava vez nas últimas nove edições, ainda em busca do primeiro título desde 2005.
Itália derruba Sérvia
A Itália despachou a favorita Sérvia por 94 a 86 e também avançou para as quartas de final.
Um verão depois de surpreender a Sérvia na final do Torneio de Qualificação Olímpica da FIBA 2020 em Belgrado para chegar aos Jogos de Tóquio, a Itália voltou a usar a magia do basquete da equipe - e sem o técnico Gianmarco Pozzecco, que foi expulso no terceiro quarto.
Sérvia avançou 11 pontos no primeiro trimestre e a vantagem cresceu para 14 pontos no segundo trimestre. A Itália voltou e estava perdendo por 61 a 57, com menos de 5 minutos restantes no terceiro quarto, quando Pozzecco deixou a quadra em lágrimas depois de ser expulso do jogo com uma segunda falta técnica. A Itália abriu o placar por 66 a 63 e perdeu por 68 a 66 aos 30 minutos. Mas a Itália abriu o quarto trimestre com uma campanha de 16-2 para liderar por 82-70. A Sérvia não conseguiu recuperar o ímpeto.
Marco Spissu fez um segundo tempo incrível, com o armador italiano a fazer 19 de seus 22 pontos nos 20 minutos finais. Ele também terminou o jogo com 6 assistências, 4 rebotes e 2 roubos de bola. Os 32 pontos e 13 rebotes de Nikola Jokic não foram suficientes para a Sérvia.
0 تعليقات