Seleção brasileira de futebol de cinco disputa torneio na Argentina com novatos e mudança de regras


Seleção Brasileira de futebol de cinco vai participar da Tango Cup, em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 5 e 8 de abril. A competição no país vizinho também abrirá oficialmente o ciclo da modalidade rumo aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Este será o primeiro dos quatro torneios que a equipe nacional disputará em 2022 e com as novas mudanças nas regras já implementadas pela IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos) no ano.

Além do Brasil, Inglaterra e os times principal e juvenil da Argentina também estarão no evento. Todos jogam contra todos e as equipes que somarem mais pontos, farão a final no dia 8 (uma sexta-feira). Os outros dois participantes disputarão o bronze. Esta será a quarta edição do torneio, sendo a segunda com participação brasileira. Na única vez em que esteve presente, em 2019, o Brasil foi campeão.

Para a edição de 2022, o técnico Fábio Vasconcelos convocou dez atletas, com uma mescla entre veteranos e novatos (confira a lista completa abaixo). O treinador explicou que os jogadores mais jovens devem ganhar bastante oportunidades em quadra, pois o objetivo é dar experiência a eles durante o torneio.

"Quis montar essa Seleção sem os atletas principais que resolvem, como o Cássio, Ricardo, Jefinho e Nonato. Agora serão os mais jovens que vão ter a responsabilidade de brigar pela conquista. Será o primeiro torneio do Luquinha e do Samir. São atletas que estão evoluindo bastante", explicou Fábio. A média de idade dos convocados é de 24,5 anos.

O técnico ainda argumentou que a redução no tempo de jogo, de 20 para 15 minutos cronometrados, também teve influência direta na escolha dos convocados. "Preciso de um grupo intenso o tempo todo para estarmos sempre sufocando o adversário. Daí também a importância desses atletas mais jovens", avaliou Fábio, que ainda comentou sobre o calendário deste ano.

Além da Tango Cup, a seleção brasileira disputará o Desafio das Américas (julho), em São Paulo, IBSA World Grand Prix (agosto), em Paris, e a Copa América (outubro), em Buenos Aires. "Não me lembro de termos um ano com quatro competições. Será bem interessante para rodar o grupo, mas sem perder o foco de manter a base para o Mundial e os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, ambos eventos em 2023, nos quais buscaremos a vaga para Paris", ponderou o comandante.

Confira a lista completa de convocados para a Tango Cup:

Goleiros
Luan de Lacerda Gonçalves - Agafuc/RS
Matheus Costa Bumussa - Apace/PB

Fixos/ Alas
Maicon Júnior dos Santos Mendes - Apace/PB
Samir Santana da Silva - Apadv/SP

Alas
Gledson da Paixão Barros - Maestro/PR
Jonatan Felipe Borges da Silva - Apace/PB
Lucas Pereira Caetano - Apace/PB
Maxwell Carvalho Valente - Acelgo/GO
Tiago da Silva - Maestro/PR

Pivô
Jardiel Vieira Soares - Apace/PB

Foto: Renan Cacioli/CBDV

Postar um comentário

To Top