A brasileira Cátia Oliveira conquistou neste sábado (28) a medalha de bronze no tênis de mesa da Paralimpíada de Tóquio, após perder a semifinal das classes 1-2 (atletas cadeirantes) para a sul-coreana Seo Su Yeon, de virada. Cátia venceu o primeiro set, mas Seo reagiu e fez 3 a 1.
Como não há disputa de terceiro lugar no tênis de mesa paralímpico, as derrotadas nas semifinais garantem a medalha de bronze automaticamente. Este é, aliás, o segundo bronze individual feminino do Brasil na história dos Jogos. O primeiro foi no Rio, com Bruna Alexandre, na classe T10. Bruninha, aliás, está na semifinal de Tóquio e já tem mais uma medalha assegurada.
Em sua trajetória até a semifinal, Cátia venceu dois jogos e perdeu um. Ela havia superado uma adversária e sido derrotada na fase de grupos, e passou pela italiana Giada Rossi.
Seo Su Yeon enfrentará na final a chinesa Liu Jing, que derrotou na sua semifinal a russa Nadezhda Pushpasheva, às 07h15 deste sábado.
O jogo
A brasileira foi melhor em todo o primeiro set, vencendo por 11-7 e errando apenas duas vezes contra quatro da coreana. Cátia ainda protagonizou um lance de sorte. A atleta havia rebatido a bola, que aparentava ir pra fora, porém ela acabou fazendo a parábola para dentro e caindo no lado adversário.
O segundo set foi mais equilibrado permanecendo empatado até o quinto ponto, quando a brasileira conseguiu abrir 7-5 no placar, porém Seo virou e fechou a parcial em 11-8. No terceiro, Cátia começou sacando bem e abriu 4-2, mas com alguns erros e uma forte reação da coreana, que fez sete pontos seguidos, ela perdeu a terceira parcial por 11-5.
Para ser finalista, Cátia teria que ir com tudo para o jogo no quarto set. A parcial estava equilibrada e com 6-4 para a coreana no placar, a brasileira pediu tempo. O pedido funcionou e a brasileira virou para 7-6, obrigando Seo a parar o jogo. Se funcionou pro Brasil, funcionou também com a coreana, que virou e fechou o set em 11-9.
Foto em destaque: Wander Roberto/CPB
0 Comentários