Últimas Notícias

Cátia Oliveira perde semifinal de virada para coreana e fica com o bronze no tênis de mesa em Tóquio

A mesa tenista Cátia Oliveira, de amarelo, rebate a bola branca com a raquete vermelha na mão direita, enquanto a outra mão está segurando a roda da cadeira de rodas, na qual a atleta está sentada


A brasileira Cátia Oliveira conquistou neste sábado (28) a medalha de bronze no tênis de mesa da Paralimpíada de Tóquio, após perder a semifinal das classes 1-2 (atletas cadeirantes) para a sul-coreana Seo Su Yeon, de virada. Cátia venceu o primeiro set, mas Seo reagiu e fez 3 a 1. 


Como não há disputa de terceiro lugar no tênis de mesa paralímpico, as derrotadas nas semifinais garantem a medalha de bronze automaticamente. Este é, aliás, o segundo bronze individual feminino do Brasil na história dos Jogos. O primeiro foi no Rio, com Bruna Alexandre, na classe T10. Bruninha, aliás, está na semifinal de Tóquio e já tem mais uma medalha assegurada.


Em sua trajetória até a semifinal, Cátia venceu dois jogos e perdeu um. Ela havia superado uma adversária e sido derrotada na fase de grupos, e passou pela italiana Giada Rossi.


Seo Su Yeon enfrentará na final a chinesa Liu Jing, que derrotou na sua semifinal a russa Nadezhda Pushpasheva, às 07h15 deste sábado.


O jogo

A brasileira foi melhor em todo o primeiro set, vencendo por 11-7 e errando apenas duas vezes contra quatro da coreana. Cátia ainda protagonizou um lance de sorte. A atleta havia rebatido a bola, que aparentava ir pra fora, porém ela acabou fazendo a parábola para dentro e caindo no lado adversário. 


O segundo set foi mais equilibrado permanecendo empatado até o quinto ponto, quando a brasileira conseguiu abrir 7-5 no placar, porém Seo virou e fechou a parcial em 11-8. No terceiro, Cátia começou sacando bem e abriu 4-2, mas com alguns erros e uma forte reação da coreana, que fez sete pontos seguidos, ela perdeu a terceira parcial por 11-5.


Para ser finalista, Cátia teria que ir com tudo para o jogo no quarto set. A parcial estava equilibrada e com 6-4 para a coreana no placar, a brasileira pediu tempo. O pedido funcionou e a brasileira virou para 7-6, obrigando Seo a parar o jogo. Se funcionou pro Brasil, funcionou também com a coreana, que virou e fechou o set em 11-9. 


Foto em destaque: Wander Roberto/CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar