Últimas Notícias

IWF confirma vaga olímpica de Nathasha Rosa no levantamento de peso em Tóquio



*Texto atualizado às 14h25 de 06/07/2021

O Brasil tem mais uma pesista classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que se iniciam no próximo dia 23. Depois de Fernando Reis (masculino +109kg) e Jaqueline Ferreira (feminino 87kg), a Federação Internacional de Levantamento de Pesos confirmou, na segunda-feira (5), a classificação de Nathasha Rosa (feminino 49kg).

Rosa conquistou a classificação entrando na vaga de melhor atleta das Américas. Ela teve um teste positivo para substância proibida, em exame realizado no mês de março. Seu caso ainda não foi julgado e, segundo informação da Agência Internacional de Testagem (ITA), sua suspensão provisória foi levantada, fazendo com que ela esteja novamente elegível.

Será a primeira participação olímpica de Nathasha, que conquistou, recentemente a medalha de prata no arranco do Campeonato Pan-Americano, em Santo Domingo. Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, ela ficou em quarto lugar.


Demais pesistas do país ficam fora

Serafim Veli (masculino 96kg), que tinha as maiores esperanças de fazer parte do seleto grupo de pesistas que estarão em Tóquio, ficou fora da lista. A Colômbia foi punida por conta do alto número de testes positivos no ciclo olímpico. Jhonathan Rivas Mosquera, que estaria entre os oito melhores do mundo, não poderá participar, o cubano Olfides Vera entrou em seu lugar, mas a vaga foi realocada para outro continente, atrapalhando os planos do atleta do Brasil.

Segundo apurou a reportagem do Surto Olímpico, a não ida de Serafim a Tóquio foi uma questão política. Há uma cláusula no sistema qualificatório da IWF, implementada no último mês, que dá liberdade à entidade para realocar as vagas não utilizadas para qualquer atleta. A federação optou por escolher o grego Theodoros Iakovidis, cujo país faz parte do comitê executivo da entidade.

As outras duas atletas que ainda aguardavam classificação – Luana Madeira (49kg) e Rosane Santos (55kg) – também não foram confirmadas nos Jogos de Tóquio.

Foto: Lima 2019/Marcello Zambrana

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar