Últimas Notícias

Parada das Nações Tóquio 2020 - Indonésia


INTRODUÇÃO


De acordo com as pesquisas arqueológicas, a Indonésia foi habitada entre 2 milhões e 500 mil anos antes de cristo pelo "Homem de Java". A partir do século 7, diversos impérios surgiram na atual Indonésia, como o Srivijaya, Sailendra, Mataram e Majapahit.


Os europeus chegaram no país pela primeira vez em 1512, com os portugueses. Neerlandeses e britânicos aportaram 90 anos depois. Os Países Baixos fundaram a Companhia da Índias Orientais, que faliu em 1800, e a partir daí surgiu a colônia das Indias Orientais Neerlandesas.


Apenas após a Segunda Guerra Mundial, caiu o domínio neerlandês em 1945 dois dias após a rendição do Japão, que havia invadido a colônia, com a declaração de independência.


TRAJETÓRIA OLÍMPICA


A Indonésia participa dos Jogos Olímpicos desde Helsinque 1952, quando enviaram três atletas para a Finlândia. Ainda em busca de sua primeira medalha olímpica, o país enviou atletas para apenas três esportes em sua participação olímpica: atletismo, natação e levantamento de pesos

A atleta Lilyana Natisir é o maior nome do país, com um ouro e uma prata nas duplas do Badminton. Ela conquistou a medalha de ouro no Rio 2016 e a prata em Pequim 2008. Outro grande nome é o de Eko Yuli Irawan. Destaque do levantamento de pesos, tem três medalhas olímpicas: bronze na categoria até 56kg em Pequim 2008 e na categoria até 62kg em Londres 2012 e prata na categoria até 62kg no Rio 2016.



ESPORTES DO PAÍS


+ Badminton

O badminton é o esporte que mais deu glórias esportivas de nível mundial para o país. A Indonésia é um dos únicos cinco países que já venceu a Thomas Cup e a Uber Cup, os campeonatos mundiais por equipes masculina e feminina respectivamente. 

O esporte também é responsável por boa parte das medalhas do país em Jogos Olímpicos, incluindo todas as sete de ouro. Em mundiais, fica apenas atrás da China em número de medalhas, com 23 ouros.

+ Levantamento de Peso

Modalidade muito popular no país, também tem destaque no âmbito mundial. São 20 medalhas conquistadas em Mundiais e 12 em Jogos Olímpicos.




ATLETAS DE DESTAQUE


+ Marcus Gideon/Kevin Sanjaya (Badminton)


A dupla Gideon/Sanjaya ocupa atualmente o posto de número 1 do ranking de duplas. Ao todo são 17 títulos do Circuito Mundial, incluindo quatro torneios de nível 1000. Antes, haviam conquistado 11 títulos do Super Series no formato anterior.

Mas em Mundiais e Jogos Olímpicos ainda não deslancharam. Não estiveram no Rio 2016, mas estão praticamente confirmados em Tóquio, aonde buscarão o primeiro ouro olímpico. Nos mundiais caíram nas quartas de final em 2017 e 2018, os melhores resultados da dupla.

Em termos continentais, a dupla fez a festa da torcida da casa, ao ganhar o ouro dos Jogos Asiáticos, em Jacarta 2018.


+ Eko Yuli Irawan (Levantamento de Pesos)


Irawan é um dos maiores atletas da história do país. Com apenas 18 anos, foi bronze na categoria até 56kg no Mundial de 2007 e no ano seguinte, em Pequim 2008, ganhou o bronze na mesma categoria.


Em Jogos Olímpicos, o halterofilista ainda foi bronze em Londres 2012 (62kg) e prata no Rio 2016 (56kg). O único ouro em termos mundiais veio em 2018, ao vencer o mundial. Além desse título, são mais três pratas e dois bronzes.


O indonésio tem um ouro nos Jogos Asiáticos, disputados em 2018 na capital Jacarta.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar