Últimas Notícias

Equipe brasileira de esgrima treina na Itália para garantir mais vagas olímpicas


Na reta final da busca pelas vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a Itália tornou-se uma inspiração e um trunfo para fazer a diferença nos momentos decisivos para a esgrima brasileira. Um dos países mais tradicionais na modalidade no mundo, o país europeu forma atletas de alta qualidade e conta com uma vasta coleção de medalhas. Uma delas, Nathalie Moellhausen, se naturalizou brasileira e conquistou o título mundial de espada em 2019. Atual número 2 do mundo, é nome certo em Tóquio e deve brigar por medalhas para o Brasil.

Outro nome com ótima posição no ranking olímpico e com grandes chances de ir para os Jogos do Japão é o gaúcho Guilherme Toldo. Ele é um dos três esgrimistas brasileiros que estão na Itália atualmente. Atleta do Frascati Scherma, está acostumado ao ritmo de treinos e ao estilo de jogo italianos. O brasileiro tenta conquistar sua primeira medalha olímpica no florete masculino.

Dois brasileiros que vão buscar a vaga no Pré-Olímpico estão absorvendo o conhecimento dos mestres italianos. No florete feminino, Bia Bulcão passou a maior parte do tempo nas últimas temporadas em estágios de treinamento no Frascati Scherma. Desta vez, ela seguiu para a Itália na primeira semana do ano e só sairá para a disputa do Grand Prix, em Doha, no Catar, na última semana de março. Já o espadista Athos Schwantes, treina na Escola de Esgrima de Roma desde o início deste mês.

“Depois de 15 dias em Portugal, onde foi tudo ótimo, em Roma posso jogar com muitos outros esgrimistas, bem fortes, de nível mundial e entrar no ritmo de competição. Estou bem feliz, todas estas ações me deixam bem confiantes para buscar a medalha de ouro no Pré-Olímpico”, avalia Schwantes.

Ainda há mais dois atletas brigando por vagas olímpicas no sabre – Bruno Pekelman e Karina Trois –, ambos treinando no Brasil. Eles vão disputar o primeiro torneio internacional de esgrima após um ano de paralisação do calendário: a Copa do Mundo de Sabre, de 10 a 14 de março, em Budapeste, na Hungria. Por sua vez, a Copa do Mundo de Espada será realizada entre 19 e 23 de março e o Grand Prix de Florete está marcado para acontecer entre 26 e 28 de março. O Pré-Olímpico das três armas acontece no Panamá, em abril.

Foto: Flávio Florido/COB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar