Últimas Notícias

Debrecen, na Hungria, é escolhida para receber Pré-Olímpico Universal de Basquete 3x3

 


Estreante em Olimpíadas, o basquete 3x3 já sabe onde serão definidas as últimas vagas de seu torneio em Tóquio 2020. Será em Debrecen, na Hungria. A cidade de pouco mais de 200 mil habitantes foi escolhida pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) para ser sede do Pré-Olímpico Universal, que acontecerá entre 04 e 06 de junho, distribuindo uma vaga em cada naipe para os Jogos.


O torneio funcionará como uma espécie de repescagem mundial, reunindo seis equipes no masculino e seis no feminino. Só participarão os países que não obtiveram vaga na modalidade para Tóquio 2020 e que não estiveram presente em nenhuma das duas últimas edições olímpicas do basquete 5x5 (Londres-2012 e Rio-2016).


Assim, de momento, competirão: Eslovênia, Hungria, Letônia, Mongólia, Países Baixos e Polônia, entre os homens; e Hungria, Irã, Itália, Japão, Países Baixos e Taiwan, entre as mulheres. Em cada chave, todos jogam contra todos e o melhor ranqueado garante vaga nos Jogos Olímpicos.


Ainda há uma lista de espera, envolvendo Bélgica, Romênia e Ucrânia, no masculino, e Alemanha, Estônia e Ucrânia, no feminino, para caso algumas das equipes da lista principal consiga classificação a Tóquio por meio do Pré-Olímpico Mundial, que acontecerá entre 26 e 30 de maio, em Graz, na Áustria. 




Além deste torneio, também foi confirmado que em 2021 Debrecen sediará a World Tour Master de basquete 3x3 (28 a 29 de agosto), a Copa do Mundo sub-18 de 3x3 (24 a 29 de agosto), além da Copa do Mundo de basquete feminino sub-19 (7 a 15 de agosto).


"Este belo local ao ar livre na Praça Kossuth em frente à Grande Igreja Reformada se tornou um cenário icônico e muito reconhecível para momentos emocionantes do basquete 3x3", disse o secretário-geral da Fiba, Andreas Zagklis, na entrevista coletiva virtual.


"No ano passado, quando a pandemia global atingiu nosso mundo e a Fiba teve que suspender todas as suas competições, foi Debrecen a primeira cidade a sediar uma competição da Fiba novamente. É um grande prazer estar de volta e temos certeza que com o apoio do governo, da federação de basquete, do município, da comissão organizadora local e da torcida, poderemos desfrutar de mais basquete 3x3 em grande em Debrecen."


Em 2015, o Debrecen ofereceu aos jogadores 3x3 uma das primeiras oportunidades de jogar ao mais alto nível. Seis anos depois, é uma última chance de chegar às Olimpíadas, um dos maiores eventos já organizados na cidade de Debrecen para o chefe do comitê organizador local, István Becsky:


"É um grande prazer e uma honra para nós sediar um evento esportivo tão importante. Posso admitir, é o culminar do trabalho até agora. Nenhum evento tão significativo foi organizado por nós. O sucesso dos eventos do ano passado nos dá grandes esperanças. Estamos ansiosos para ver todos vocês ainda este ano."


Foto: Divulgação/FIBA


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar