Últimas Notícias

Técnico da Seleção Brasileira de Levantamento de Pesos trabalha com o desafio de igualar a preparação dos atletas para Tóquio





O desafio é fazer o melhor, sem tantas informações. Com os Jogos Olímpicos confirmados para julho de 2021, mas sem nenhuma competição internacional oficial, Dragos Stanica, técnico da Seleção Brasileira de levantamento de pesos, tenta trabalhar da melhor forma para restabelecer o equilíbrio e fazer com os que brasileiros possam brilhar em Tóquio. Uma tarefa que exige muito do profissional. 


Com a pandemia, Stanica priorizou cuidar dos pontos que poderiam atrapalhar o desempenho dos atletas. Ou seja, as questões físicas que são determinantes, detalhes que podem atrapalhar na hora decisiva de uma competição de alto rendimento. 


“Temos vários modelos de preparação entre os atletas. Então, alguns tentaram um aumento do resultado, manter a forma física ao máximo. No meu caso, optei por um treinamento muito mais conservador, visando a resolver os problemas físicos que eles tinham. Qualquer problema que eles tinham, do ponto de vista físico, tentamos recuperar neste período sem competições. O que importava mais era a saúde física dos atletas”, explica o treinador, que admite não ter ainda tudo ajustado, por conta da pandemia do novo coronavírus. 


“Ainda está tudo muito confuso em termos de planejamento direcionado para a Olimpíada, porque até a metade do ano não tínhamos nem a certeza de quando iriam acontecer os Jogos Olímpicos”, lembra. 


A desigualdade na preparação, por conta da distância, é algo que preocupa o técnico. A falta de competições esportivas onde pode ser vista a evolução dos atletas é outro ponto de comparativo que o técnico não pode contar neste momento. 

“Infelizmente, estamos percebendo um desempenho desigual dos atletas. Nesse momento, o Fernando Reis está muito bem. O resto não competiu até agora, não temos uma avaliação. Haverá uma Copa no início do mês, no Rio de Janeiro, e muitos virão. Daí, poderemos avaliar melhor”, finaliza Stanica.


Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar