Últimas Notícias

COB orienta atletas a não viajarem para países com risco elevado de contaminação por coronavírus



O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) lançou na última sexta-feira (28) uma cartilha de orientação aos atletas em meio ao surto de coronavírus que vem se espalhando pelo mundo. No documento, a entidade passou orientações sobre a infecção, transmissão e a prevenção da doença. E ditou as regras para viagens a países assolados pela a epidemia:

- Viagens à China e à Coreia do Sul são totalmente contraindicadas aos atletas e comissões técnicas;
- Viagens ao Irã, Itália e Japão devem ser evitadas por idosos e pacientes com doenças crônicas;
- Viagens aos demais países podem acontecer adotando medidas de proteção contra infecção.
- Vale, ainda, ressaltar e avaliar a importância da competição frente ao calendário olímpico. O foco atual das autoridades públicas é a contenção com isolamento de casos bem como a prevenção. Por isso, as políticas adotadas pelas organizações esportivas visam minimizar o risco aos atletas e reduzir as chances de transmissão.
- Os atletas não podem esquecer de conferir o plano de voo. Muitos deles fazem conexões em países com maior risco (EX: China, Coreia, Itália, Irã e Japão).

Em entrevista ao site globoesporte.com , o diretor técnico do COB Jorge Bichara explicou que até o momento o impacto na preparação brasileira para os Jogos de Tóquio 2020 não foi grande, e que somente Marcus Vinicius D'Almeida, do tiro com arco, precisou adiar um período de treinos na Coreia do Sul. 

Além dele, outros atletas aguardam a definição do calendário de suas modalidades, como o pólo aquático que programou um período de treinamentos na Itália, antes da disputa do Pré-olímpico na Holanda, e as equipes de ginástica que têm competições na Europa, inclusive uma também em território italiano, que sofreu um surto de coronavírus nos últimos dias.

Ainda na nota, O COB afirmou estar atento aos comunicados oficiais do COI e do Comitê Tóquio 2020 que garantiram, em documentos divulgados nos últimos dias, que a preparação para os Jogos segue conforme planejada e que continuará a dar suporte aos atletas que ainda buscam a vaga olímpica para Tóquio.

foto: Saulo Cruz/Exemplus/COB

0 تعليقات

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar