Últimas Notícias

Surto História: Armando Albano e a tragédia que 'criou' um clube



Armando Albano era um dos destaques do basquete do Brasil nos anos 30,  modalidade que faria sua estreia nos Jogos olímpicos de Berlim em 1936 e que o Brasil (e Armando) estaria presente.  O Brasil surpreendeu logo na estreia vencendo o Canadá - que seria o medalhista de prata nessa edição - no primeiro jogo de basquete do Brasil em jogos olímpicos.

Mas na segunda partida perdeu para o Chile e foi para a repescagem (a fórmula de disputa era um confuso confronto eliminatório), onde venceu a China podendo voltar para a terceira rodada. Mas no confronto decisivo ir para as quartas de final, perdeu para a Polônia, dando adeus ao campeonato. O Fato de ter levado apenas 8 jogadores e ter disputado muitas partidas em pouco intervalo de tempo acabou contribuindo para a nona colocação do Brasil nos Jogos, que foi considerada um bom resultado.

Após os Jogos Olímpicos, Albano saiu do Fluminense e foi jogar no Botafogo Football Club, clube carioca que tinha uma ferrenha rivalidade com o seu vizinho, o Clube de regatas Botafogo. No Botafogo FC, Albano virou um dos cestinhas do time. 

Os anos se passaram até o dia 11 de junho de 1942. Albano, que trabalhava em um banco, teve um problema em seu trabalho e saiu mais tarde de lá, o que o fez chegar atrasado ginásio do Mourisco Mar no clássico contra o CR Botafogo. Entrou no decorrer do primeiro tempo, mas não conseguiu marcar nenhum ponto. No intervalo, enquanto batia bola com os seus companheiros, ao abaixar para pegar uma bola, subitamente caiu. Um enfarto fulminante. Albano ainda foi levado às pressas para o hospital, mas faleceu aos 32 anos. 

A partida entre CR Botafogo e Botafogo FC recomeçou, mas ao saber da noticia da morte de Albano, a partida foi encerrada com 23 a 21 para o Botafogo FC, uma homenagem do CR Botafogo para que Albano fosse vencedor na última partida de sua vida.

A morte que chocou o esporte carioca e os dois clubes, que tinham conversas sobre uma fusão há anos sem nunca terem chegado a um consenso, foram agilizadas em prol do luto pela morte de Albano. Com tudo definido, foi escolhido o dia 8 de dezembro de 1942 - dia de nossa Senhora da conceição - foi decretada oficialmente a fusão do Botafogo Futebol e Regatas, clube que conhecemos hoje. A estrela solitária que já existia no escudo do CR Botafogo e que ficou no escudo do novo Botafogo que surgiu. acabou sendo de certa forma, uma homenagem a Albano, que uniu dois rivais na dor para se tornarem um dos maiores clubes brasileiros .

A camisa 3 que Albano estava usando no dia da morte se encontra no salão de troféus do Botafogo, em local de destaque.

foto: acervo Botafogo e Rafael Casé

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar