Últimas Notícias

IAAF mantém suspensão do Atletismo da Rússia em provas internacionais


A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) manteve no último sábado (8) a suspensão da Rússia, banida das provas internacionais desde novembro de 2015, na sequência de escândalo de doping e corrupção, patrocinados pelo estado. 

Faltando três meses para o Mundial no Catar, o conselho da IAAF, reunido em Mónaco, vetou pela 11.ª vez as pretensões das autoridades russas, que já viram o Comité Olímpico Internacional (COI) e a Agência Mundial Anditoping (WADA) reverter a suspensão e aceitar competidores russos em provas internacionais. 

A IAAF é, assim, o último grande órgão do esporte mundial a proibir a Rússia, pelo que a sua participação em Tóquio 2020 não está garantida, depois da ausência no Rio 2016.

O relatório do grupo de trabalho que analisa a situação verificou "desenvolvimentos positivos", contudo a comissão admitiu ter ficado "perturbada" pelas recentes revelações sobre treinadores que continuaram a exercer depois de serem suspensos por doping, bem como pelo recente escândalo do caso encoberto de doping do saltador Danil Lysenko, vice-campeão mundial em 2017 e campeão mundial indoor em 2018.

A suspensão da Rússia vai persistir até, pelo menos, à próxima reunião da IAAF, em Doha, alguns dias antes do campeonato do Mundo, de 27 de setembro a 5 de outubro.

Ainda assim, alguns russos poderão competir nos mundiais, aqueles que que são considerados limpos por parte de um painel antidoping, tendo de o fazer, no entanto, sob uma bandeira neutra.

Os Mundial em Pequim, em 2015, foi o último a contar com a sua participação da Rússia.

Com informações de: Diário Record
Foto: EPA 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar