“Tornar-se a luz”, esta é a nova campanha lançada pelo
Comitê Olímpico Internacional (COI), visando promover os valores olímpicos de
excelência, amizade e respeito. A campanha do COI, com o nome original em
inglês de Become the light, usa a "luz" como a representação
simbólica dos valores olímpicos. Através de uma série de anúncios de serviço
público, a campanha busca demonstrar como as conquistas dos atletas e o
espírito olímpico podem motivar as pessoas ao redor do mundo a "tornar-se
a luz" e atuar como faróis de positividade para os outros.
Utilizando-se da intenção do COI de construir um mundo
melhor através do esporte, a campanha convida a todos a participarem fazendo
uma "doação" de suas atividade físicas através de vídeos. Os vídeos
gravados e enviados para o COI serão exibidos no canal olímpico.
Seguindo o tema da campanha, "luz", o COI
converterá as atividades gravada em apoio concreto a refugiados de Ruanda. O
programa fornecerá soluções sustentáveis de iluminação solar para o Mahama
Refugee Camp, em cooperação com o Alto Comissariado das Nações Unidas para
Refugiados (ACNUR), órgão das Nações Unidas que presta apoio e proteção aos
refugiados ao redor do mundo. "O esporte é sobre a construção de pontes,
reunindo as pessoas no espírito de amizade e respeito. Em um mundo de
incertezas, a mensagem de que nossa humanidade compartilhada é maior do que as
forças que nos dividem é mais relevante do que nunca. Os atletas carregam a luz
e nos inspiram, dando-nos toda a esperança de que seja possível um mundo
melhor. Estamos satisfeitos por poder continuar nossa estreita cooperação com o
ACNUR e nosso apoio aos refugiados como parte desta campanha”, afirmou o
presidente do COI, Thomas Bach.
Filippo Grandi, que está no comando do ACNUR disse que o
esporte pode exercer um papel transformador na vida dos refugiados e afirmou
que o programa do COI que levará a luz até eles, poderá impulsionar essa
pratica esportiva. "O esporte pode ser uma linha de vida para jovens
refugiados desenraizados por conflitos e violência, forçados a abandonar suas
casas, comunidades e até mesmo suas famílias. O esporte restaura a infância. Isso
ajuda a curar e restaurar um senso de normalidade, oferecendo um espaço seguro
onde as crianças podem crescer, aprender e se desenvolver. Ao fornecer
iluminação sustentável, com energia solar nos campos de refugiados, podemos
impulsionar as oportunidades de esporte e educação para os jovens refugiados
", assegurou.
A campanha “Tornar-se
a luz” tem início em meio a contagem regressiva para o início dos Jogos
Olímpicos de PyeongChang 2018, que serão disputados em fevereiro, e em meio ao
revezamento da tocha olímpica que percorre a anfitriã Coreia do Sul. O
lançamento da campanha segue a adoção da Resolução da Trégua Olímpica por todos
os Estados membros da ONU, que começou no dia 13 de novembro durante a
Assembleia Geral da ONU em Nova York. A Resolução da Trégua Olímpica visa
proporcionar a passagem segura de atletas e todos os participantes dos Jogos
Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018 e promover soluções diplomáticas para
conflitos em todo o mundo. A trégua remete a antiga tradição grega da Trégua Olímpica,
"Ekecheiria".
"Como olímpico, acredito verdadeiramente que os atletas
têm um papel crucial a desempenhar para inspirar as futuras gerações,
especialmente aqueles que compartilham a paixão pelo esporte, como o esporte
pode unir o mundo, derrubando barreiras e tendo um impacto positivo na
sociedade", afirmou Angela Ruggiero, presidente da Comissão de Atletas do
COI.
A campanha inclui uma série de filmes inspiradores que
apresentam atletas emanando luz enquanto competem nos esportes de inverno. A
"luz" representa os valores olímpicos e os exemplos brilhantes dos
atletas que inspiram o mundo. Existem quatro filmes diferentes. Um filme de 1
minuto e 30 com um hino, bem como três filmes de 30 segundos, inspirados nos
três valores olímpicos: excelência, amizade e respeito. Os filmes da campanha
"Become The Light" terminam com um apelo à ação, convidando todos a
se envolverem com a campanha do Canal Olímpico. Os filmes serão transmitidos em
todo o mundo em colaboração com as emissoras olímpicas oficiais, bem como sobre
a plataforma dedicada ao canal olímpico durante o período da campanha.
Foto: Divulgação/COI
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