Últimas Notícias

Era Uma Vez... os V Jogos Olímpicos de Inverno: Saint Moritz 1948

Saint Moritz 1948

Período - 30/01 a 06/02/1948
Nações - 28
Atletas - 669
Esportes - 7
Eventos - 22





Por conta dos transtornos gerados pela II Guerra Mundial, assim como os Jogos Olímpicos de Verão, as Olimpíadas de Inverno tiveram um hiato de 12 anos em relação à edição anterior. Depois de Garmisch Partenkirchen, as disputas retornaram ao lugar de origem: Saint Moritz, na Suíça. Além disso, era a primeira vez em que os Jogos de Inverno não aconteceriam no mesmo país-sede dos Jogos de Verão do ano (no caso, a britânica Londres foi escolhida a sede de verão para 1948).

Pesou à favor de Saint Moritz, o pouco dano que a Suíça teve com a guerra, e ainda, a estrutura de competições que já havia na cidade suíça, tudo estava pronto para uma nova competição, 20 anos depois da primeira oportunidade. 7 esportes estiveram presentes no programa: Bobsled, Esqui Alpino, Esqui Nórdico, Hóquei no Gelo, Patinação Artística, Patinação em Velocidade e o Skeleton. Assim como nos Jogos de verão, Alemanha e Japão foram excluídos dos  Jogos de inverno.

Dois esporte foram aos Jogos como demonstração, a Patrulha Militar, que depois seria chamado de Biatlo. e o Pentatlo militar.

No quadro de medalhas, um empate triplo no número de medalhas: dez para Noruega, Suécia e Suíça. E pela única vez na história, tivemos um empate na liderança do quadro: Noruega e Suécia, com quatro ouros, três pratas e três bronzes. A Suíça ficou em 3°, com três ouros, quatro pratas e três bronzes.


FATOS

- Apesar de 22 medalhas de ouro estarem em jogo, apenas o esquiador alpino francês Henri Oreiller e o esquiador nórdico Martin Lundström, da Suécia, ganharam mais do que uma medalha de ouro (ambos faturaram 2 ouros).

- O Skeleton voltou ao programa dos Jogos Olímpicos após ficar de fora em 1932 e 1936. Mas foi aí a sua última aparição - voltaria novamente ao programa em 2002, nos jogos de Salt Lake City (USA).

- A canadense Barbara Ann Scott ganhou a medalha de ouro depois de uma performance cheia de graça e habilidade técnica. A pequena fada de gelo, assim, tornou-se a sucessora da norueguesa Sonja Henie, vencedora da modalidade nas três edições anteriores dos Jogos Olímpicos de Inverno. Scott tornou-se profissional após sua vitória. Detalhe: quase que Ann Scott perdeu a medalha de ouro por causa de um barulho de um avião que voava em baixa altitude que quase desconcentrou a jovem.

- Depois da surpresa em 1936, quando a Grã Bretanha aprontou e faturou o ouro do hóquei no gelo, o Canadá retomou sua coroa de campeão, vencendo 7 dos 8 jogos (1 empate) disputados em St. Moritz. Desfalcada dos seus principais atletas daquele título graças ao hiato de 12 anos, os britânicos terminaram em 5° lugar.

- Gretchen Fraser se tornou o primeiro esquiador americano a conquistar um ouro olímpico no esqui alpino;

Confira o quadro completo de medalhas, logo abaixo:
 Ordem PaísMedalha de ouroMedalha de prataMedalha de bronzeGoldSilverBronze medals.svg
1Noruega Noruega43310
1Suécia Suécia43310
3Suíça Suíça34310
4 Estados Unidos3429
5França França2125
6Canadá Canadá213
7Áustria Áustria1348
8Finlândia Finlândia1326
9Bélgica Bélgica112
10Itália Itália11
11  Tchecoslováquia11
11Hungria Hungria11
13Grã-Bretanha Grã-Bretanha22
TOTAL22242268
fonte e formatação: Wikipédia


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar