Últimas Notícias

Com 12 medalhistas da Rio 2016, é definida a seleção de atletismo paralímpico que irá ao mundial de Londres

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta quinta-feira(8/6), a lista dos 25 convocados para o Mundial de atletismo, que será disputado em Londres, de 14 a 23 de julho. O nomes dos integrantes da delegação brasileira foram anunciados durante evento no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e contou com a presença de alguns atletas da lista, do presidente do CPB, Mizael Conrado, e representantes da Braskem, empresa cujo patrocínio para a modalidade foi renovado até 2021 e celebrado na cerimônia desta quinta-feira.

A lista de convocados, com vinte e um homens e quatro mulheres, conta com a experiência de atletas que já brilham em competições internacionais. Na atual delegação, 17 atletas estiveram nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Para o Mundial deste ano, o CPB apostou em índices fortes, baseados nas primeiras posições do ranking 2016 de cada prova e classe. Os índices A foram estabelecidos por meio de uma média entre as três melhores marcas, ou seja, aqueles atletas que alcançaram esta marca estariam no pódio nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. Já os índices B foram formados por aproximação ao índice A, deixando o atleta muito próximo dos três melhores da média histórica recente do ranking mundial.

O maior destaque da delegação é Petrucio Ferreira, que vai ao seu segundo mundial credenciado pelas grandes atuações nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. As Ausências mais sentidas foram de Alan Fonteles, que não conseguiu atingir os índices e de Verônica Hipolito, ainda se recuperando da retirar de um tumor em dezembro de 2016.

“Tivemos a preocupação de estabelecer critérios rígidos de classificação para o Mundial, para levarmos nossa equipe mais forte, em plenas condições de repetir lá no Estádio Olímpico de Londres o grande desempenho que o atletismo do país apresentou nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Estamos confiantes numa grande campanha neste Mundial”, afirmou Mizael Conrado, presidente do CPB.

A formação da seleção mostra uma renovação natural e de alto nível na equipe nacional. Entre os 25 convocados, nove vão estrear em um campeonato Mundial. No grupo que representa o Brasil em Londres 2017 também há 11 atletas com menos de 25 anos, ou seja, terão menos de trinta anos nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020.

"Esperamos que aqueles que conseguiram o índice A estejam figurando entre os medalhistas de suas provas. E os que chegaram com índice B ficaram muito perto dos índices A, ou seja, bem próximos das melhores marcas do mundo", aposta Alberto Martins, diretor técnico do CPB.

Confira a lista dos convocados:

Alessandro Silva (Classe F11) 
André Rocha (Classe F52)
Ariosvaldo Fernandes (Classe T53)
Daniel Mendes (Classe T11)
Daniel Tavares (Classe T20)
Edson Pinheiro (Classe T38)
Elizabeth Gomes (Classe F55)
Emerson dos Santos Lopes (Classe F46)
Fabricio Júnior (Classe T12) 
Fábio Bordignon (Classe T35)
Gustavo Henrique Araújo (Classe T13) 
Izabela Campos (Classe F11)
Jhulia Karol (Classe T11) 
João Luis dos Santos (Classe F46)
Jonas Licurgo (Classe F55)
Kesley Josué (Classe T13)
Mateus Evangelista (Classe T37)
Michel Abrahame (Classe T46)
Paulo Henrique Reis (Classe T13)
Petrúcio Ferreira (Classe T47)
Renata Bazone (Classe T11)
Ricardo Costa (Classe T11)
Rodrigo Parreira (Classe T36)
Thiago Paulino (Classe F57)
Yohansson do Nascimento (Classe T46)


foto: Leandro Martins/CPB/MPIX

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar