Últimas Notícias

Thiem e Carreno Busta decidirão o Rio Open de Tênis

Destaque da nova geração e já consolidado como um dos principais jogadores do circuito, o austríaco Dominic Thiem, número 8 do mundo, disputará o título do Rio Open de Tênis, neste domingo, às 17h, contra o espanhol Pablo Carreño Busta. Carreño Busta.

Thiem, de 23 anos, busca seu oitavo título na carreira, o primeiro de um ATP 500 no saibro. Já Carreño Busta, de 25 anos, tem dois troféus de simples no currículo, e joga sua primeira decisão em um torneio desse nível.

Para alcançar a final da quarta edição do Rio Open, Thiem venceu o espanhol Albert Ramos Vinolas, neste sábado, por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4. Carreño Busta derrotou o jovem norueguês Casper Ruud, de virada, por 2/6, 7/5 e 6/0.

Thiem conquistou seu primeiro título como profissional aos 21 anos - o ATP 250 de Nice-2015. Desde então vem se destacando no circuito. No ano passado, foi semifinalista de Roland Garros, além de conquistar quatro títulos, chegando a sete no total. O austríaco foi semifinalista do Rio Open no ano passado.

Thiem já tem um título de ATP 500, porém na quadra dura, em Acapulco-2016. A campanha na temporada passada, com os títulos e vitórias sobre o suíço Roger Federer e sobre o espanhol Rafael Nadal, o levou a entrar no grupo dos Top-10. A final deste domingo é a primeira dele nesta temporada. "É muito especial estar numa decisão, ainda mais de um torneio ATP 500. Cheguei tarde aqui (segunda-feira), troquei de piso, me adaptei, e chego à final sem ter perdido um set", disse Thiem, que na semana passada estava em Roterdã, torneio disputado em quadra rápida indoor. "Me sinto muito bem jogando no saibro. A boa campanha esta semana aqui vai me trazer confiança para o restante da temporada".

Thiem não deu chances a Ramos Vinolas, que disputou sua primeira semifinal de um ATP 500 na carreira. O espanhol, 25º do mundo e quadrifinalista de Roland Garros 2016, foi dominado no primeiro set, e no segundo chegou a quebrar o saque do austríaco empatando em 4 a 4. Porém, na sequência, Thiem recuperou a quebra e sacou para a vitória.

Já Carreño Busta teve mais trabalho para derrotar a sensação do Rio Open 2017. Casper Ruud, que recebeu convite da organização e eliminou o brasileiro Thiago Monteiro nas quartas, começou melhor a partida, abrindo 6/2. No segundo set, o jogo se equilibrou e Ruud teve trabalho para confirmar o saque e abrir 5 a 4. Carreño Busta não se abateu e conseguiu a quebra fazendo 6 a 5, para empatar e levar o jogo ao set decisivo. Ruud sentiu e caiu de produção, permitindo a vitória do espanhol por 6/0.

Mesmo derrotado, Ruud sai do Rio Open tendo alcançado seu melhor resultado em um torneio nível ATP. Ainda sem saber quem seria seu rival na final, Thiem elogiou o ex-número 1 do ranking juvenil e que no ano passado subiu 900 posições na lista. "Foi a primeira vez que o vi jogando, é impressionante, um tenista muito talentoso".

Carreño Busta também elogiou o garoto e comemorou a chance de disputar seu primeiro título de simples de um ATP 500. "Foi uma partida dura, estou contente por chegar à final, é a oportunidade de mostrar que posso estar jogando contra os melhores. Thiem fez uma temporada magnífica no ano passado, ficou entre os dez do mundo, será difícil. O título de duplas tem um sabor especial e vai me ajudar amanhã", disse o jogador, que perdeu as três partidas que fez contra o adversário da final.

Carreño Busta vem crescendo no circuito e no ano passado conquistou seus primeiros dois títulos da ATP, ambos em quadra dura (ATP 250 de Moscou e de Winston-Salem). Nesta temporada, foi semifinalista no ATP 250 de Buenos Aires e deu o quinto ponto para a Espanha na vitória sobre a Croácia pela Copa Davis.


Carreño Busta e Cuevas conquistam o título da chave de duplas do Rio Open
Depois de jogar a semifinal de simples, Carreño Busta descansou 1h30 e disputou a final das duplas com seu parceiro, o uruguaio Pablo Cuevas. Responsáveis pela eliminação dos cabeças de chave número 1, o brasileiro Bruno Soares e o britânico Jamie Murray, eles derrotaram na decisão os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, duas vezes campeões no Rio (2014 e 2016), por 6/4, 5/7 e 10/8, para conquistar o título do Rio Open.

Foi o terceiro título de Carreño Busta em duplas - no ano passado venceu em Pequim e em Quito com outros parceiros . Já Cuevas, campeão da chave de simples do Rio Open no ano passado, chegou a seu sexto título de duplas. Destaque para a conquista de Roland Garros-2008 em parceria com o peruano Luis Horna.

Nesta temporada, já haviam jogado juntos na semana passada, em Buenos Aires, quando foram semifinalistas. "Vamos jogar juntos na semana que vem de novo, e sempre que tivermos oportunidade de jogar vamos tentar", disse Carreño Busta.

Foto: Fotojump


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar