Últimas Notícias

Cidades do futebol realizam simulados de ações de segurança em estádios

Com a proximidade do início dos Jogos Rio 2016, os Comandos de Defesa de Área (CDA) realizaram, em suas sedes, treinamentos práticos para a segurança dos jogos de futebol. A ideia é ajustar e testar os protocolos operacionais conjuntos.

O Comando de Defesa de São Paulo realizou, na quinta-feira (28), uma simulação de ação terrorista na Arena Corinthians. Além das Forças Armadas, a atividade contou com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Metrô de São Paulo.

Na simulação, para atender às vítimas de um incidente radiológico, militares da Marinha, do Exército e do Corpo de Bombeiros atuaram em barracas de descontaminação, montadas fora do estádio, em ações de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN). A Arena Corinthians receberá dez jogos de futebol olímpico em sete datas. Serão seis partidas de futebol feminino e quatro de futebol masculino.

De modo semelhante, no Estádio Nacional de Brasília, Mané Garrincha, um treinamento de evacuação de feridos, após a ocorrência de uma explosão, desencadeou, de forma integrada, os procedimentos de acolhimento, triagem, descontaminação e evacuação. Na capital, representações da PM, do Corpo de Bombeiros, da Samu, da Defesa Civil, da Comissão Nacional de Energia Nuclear e da Companhia de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Comando de Operações Especiais estiveram envolvidas.

Em Belo Horizonte, a simulação de um ataque químico no Mineirão ocorreu na última terça-feira. O estádio será palco de dez jogos. A estrutura de suporte foi acionada e foram colocados em prática procedimentos de prevenção e descontaminação de agentes e de neutralização de artefatos explosivos. As simulações ocorreram em escala reduzida, para não causar impacto nas atividades de rotina dos órgãos envolvidos. 

Foto: Ministério da Defesa


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar