Últimas Notícias

Vídeo mostra a reta final das obras da linha 4 do metrô do Rio


Em vídeo divulgado pelo consórcio construtor Rio Barra, é possível ver os túneis da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro prontos, com a maior parte dos trilhos instalada. Faltam 46 metros para a conclusão da escavação no eixo Barra da Tijuca - Ipanema. 

As imagens foram gravadas entre a expansão da Estação General Osório, em Ipanema, e a Estação Jardim de Alah, no Leblon. Para a finalização da instalação dos trilhos, resta um quilômetro. O vídeo simula o avanço do ‘Tatuzão’, que já passou pelas estações Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah e Antero de Quental. Agora, a máquina se encontra sob o maciço do Alto Leblon. Faltam 10% das obras, segundo o consórcio.

A nova linha terá 16 quilômetros de extensão, com seis estações: Nossa Senhora da Paz (Ipanema), Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico (Barra). É uma obra do governo do estado que integra o Plano de Políticas Públicas dos Jogos Rio 2016, com investimento total de R$ 9,77 bilhões.

Segundo o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a linha 4 é  maior obra de infraestrutura em andamento na América Latina e empregou, no pico dos trabalhos, mais de 9 mil trabalhadores. A nova linha vai transportar 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Quando estiver em pleno funcionamento, será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e da Barra ao Centro em 34 minutos. O passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário pagando apenas uma passagem.

De acordo com a secretaria estadual de Transportes, todas as estações estarão funcionando ao mesmo tempo, com exceção da estação Gávea, que será entregue posteriormente. A previsão é de abertura da linha para a população em julho, com operação assistida.

A nova linha será fundamental durante os Jogos de 2016. A recomendação para quem vem do Centro da cidade, da Tijuca e da Zona Sul em direção à Barra para as competições é utilizar a linha 4 do metrô até a estação Jardim Oceânico e fazer a conexão com o BRT (Transoeste), que vai levar o espectador até o Parque Olímpico e aos outros locais de competição na Barra da Tijuca.

Abaixo segue o vídeo:



Foto: Pedro Teixeira

0 تعليقات

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar