Últimas Notícias

Plano de segurança dos Jogos de 2016 é apresentado a autoridades estrangeiras


Autoridades de 78 países, além de representantes das cidades-sede do futebol (Brasília, Belo Horizonte, Manaus, São Paulo e Salvador), estão no Rio de Janeiro para conhecer os detalhes do plano de segurança dos Jogos Olímpicos de 2016. Articulado com dezenas de instituições federais, estaduais e municipais, além de parceiros privados, o plano de ações está sendo apresentado pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ) durante o Briefing Internacional de Segurança para os Jogos de 2016, cuja abertura foi realizada na quarta-feira (25.11), na capital fluminense.

Embora o Briefing já estivesse marcado antes dos atentados que atingiram Paris, o Secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Rodrigues, frisou que pela primeira vez na histórias dos Jogos Olímpicos será criado um centro de operações específico para combate ao terrorismo, o Centro Integrado Antiterrorismo (Ciant), que será coordenado pela Polícia Federal (PF).

“Ninguém pode ficar indiferente a esses atos bárbaros que aconteceram recentemente em Paris. Sobre enfretamento ao terror, reafirmo o compromisso que o Brasil tem de seguir focado na adoção das melhores práticas, na utilização das ferramentas disponíveis, na cooperação internacional, na capacitação dos nossos profissionais, para que a gente tenha essa boa possibilidade de resposta no combate ao terrorismo. Convidaremos policiais de diversos países para virem para cá pra tratar especificamente de combate ao terrorismo, para que tenhamos mais essa ferramenta de troca de dados”, disse Andrei.

O secretário extraordinário afirmou ainda que o Brasil tem expandido a cooperação internacional, por meio de um programa de observadores, enviando agentes para alguns dos principais eventos esportivos do mundo, como a Maratona de Boston e o Mundial de Atletismo, e que um adido brasileiro na França acompanha os desdobramentos e as ações decorrentes dos atentados.

Andrei Rodrigues também garantiu que a isenção de vistos para turistas não terá impacto na segurança dos Jogos. “Essa questão tem um foco específico na atração do turismo e não traz nenhum impacto negativo para a segurança por várias razões. Não é uma liberação para todo e qualquer país, depende de regulamentação, e nós temos, além da questão do visto, um controle que regularmente é feito pelas demais ferramentas de controle de imigração. Na Copa tivemos várias situações envolvendo torcedores argentinos, por exemplo, que é um país que não precisa de vistos para vir ao Brasil, que foram barrados na nossa fronteira”, explicou.    

Além desses temas, o evento aborda questões como segurança nas instalações olímpicas, operações aeroportuárias e policiamento ostensivo em pontos estratégicos. Elaborado em conjunto pelos Ministérios da Justiça, Defesa e pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o Plano Estratégico de Segurança Integrada (PESI) para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos serve como fundamento para a elaboração do Plano Tático Integrado (PTI), que leva à minúcia o planejamento da atuação conjunta de cada uma das instituições envolvidas, e está sendo elaborado na COESRIO2016 (Comissão Estadual de Segurança Púbica e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016).

Para os Jogos de 2016, um contingente estimado em mais de 85 mil homens – sendo 47 mil de segurança, defesa civil e ordenamento urbano e 38 mil das Forças Armadas – está sendo preparado para garantir a segurança no maior evento já realizado na América do Sul.

“É um plano construído pelos governos federal, estadual e municipal, e este exercício e essa construção vêm sendo feitos desde o Pan de 2007, passando pelos Jogos Mundiais Militares, Rio+20, Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações, Copa do Mundo. Esses eventos deixaram para todos os níveis de governo no Brasil e especialmente no Rio uma expertise muito grande, um aprendizado muito grande, e sobretudo uma integração que hoje o Rio de Janeiro tem”, disse o secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Beltrame.

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar