O nono e o décimo dos 15 trens da Linha 4 do Metrô entram em operação
neste fim de semana, sábado (10.10) e domingo (11.10). Montadas na
China, as composições têm seis carros, capacidade para 1,8 mil pessoas,
ar-condicionado, passagem interna, painéis de LED com sistema
informatizado de comunicação e câmeras de monitoramento interno.
Cinco novas composições ainda seguem em fase de testes e deverão
circular até o fim do ano. O projeto é o mesmo das 19 composições que
operam no MetrôRio desde 2012.
Agora, durante o horário de maior movimento no sistema, quando o
MetrôRio opera com a frota completa de trens, os passageiros das Linhas 1
e 2 contam com os trens mais modernos na grade operacional.
Em paralelo, o MetrôRio segue com o projeto de revitalização dos
primeiros trens do metrô. Três composições – que já passaram por revisão
nos sistemas elétricos, de ar-condicionado, de portas e de propulsões,
além de manutenções preventivas e corretivas e processos de pintura – já
estão operando no sistema. A quarta composição revitalizada entrará em
funcionamento também este fim de semana. O projeto, orçado em R$ 6
milhões, tem o objetivo de melhorar a performance dos trens antigos e
aumentar o conforto dos passageiros.
Linha 4
A Linha 4 do metrô é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro
que integra o Plano de Políticas Públicas/Legado dos Jogos Olímpicos Rio
2016. Ela será essencial para o acesso ao Parque Olímpico da Barra da
Tijuca e às demais instalações da região, como o Riocentro.
A estimativa é de que 300 mil usuários usem a linha 4 diariamente
depois dos Jogos Olímpicos. Durante o período de disputas, haverá uma
operação especial para melhor atender os horários de competição, de
acordo com o secretário estadual de Transportes, Carlos Osorio.
A linha 4 do metrô ligará a Barra da Tijuca à zona sul do Rio de
Janeiro e terá seis estações: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea,
Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz. Quando a
operação comercial da nova linha estiver ocorrendo nos mesmos horários
das demais linhas do metrô, será possível ir da Barra a Ipanema em 13
minutos e, da Barra ao Centro, em apenas 34 minutos. A integração entre
as linhas 1 e 4 do metrô está prevista para dezembro de 2016.
Foto: Governo do Rio de Janeiro
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