Últimas Notícias

Comitê Paralímpico Brasileiro e Confederação Brasileira de Clubes anunciam cooperação para desenvolvimento do esporte


O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Clubes (CBC) anunciam nesta sexta-feira, 20, um termo de cooperação para apoiar e desenvolver a formação de atletas para que cheguem ao alto rendimento do esporte paralímpico. A assinatura do termo de cooperação foi feita no Congresso Nacional de Clubes, que aconteceu até o domingo, 22, em Campinas (SP).

A finalidade da parceria entre o CPB e a CBC é proporcionar recursos que cheguem à base da estrutura esportiva paralímpica – os clubes – por meio de dois projetos: Clube Formador Paralímpico e Clube Equipar Paralímpico.

O Clube Formador Paralímpico será um programa de investimentos em atletas e profissionais do esporte por meio de competições, treinamentos e capacitação. já o Clube Equipar Paralímpico terá como objetivo a viabilização de materiais e equipamentos para iniciação e desenvolvimento esportivo das 22 modalidades do programa paralímpico (atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, canoagem, esgrima em cadeira de rodas, halterofilismo, hipismo, judô, natação, futebol de 5, futebol de 7, goalball, remo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela e vôlei sentado).

Os projetos serão beneficiados de acordo com o potencial dos seus atletas e o CPB fará a avaliação sobre os equipamentos a serem disponibilizados.

“Esta parceria com a CBC é um grande passo para o desenvolvimento do esporte paralímpico no Brasil. É nos clubes que as crianças e os jovens que se tornarão os futuros atletas de alto rendimento têm a primeira experiência nas modalidades. Queremos apoiar essas instituições e acreditamos que esses projetos serão também um grande incentivo para que mais e mais clubes invistam no esporte paralímpico”, acredita Andrew Parsons, presidente do CPB.

“A missão da CBC é viabilizar a formação de atletas apoiando o clube genuinamente formador. Portanto, esta parceria com o CPB vai possibilitar que a Confederação Brasileira de Clubes chegue definitivamente à base do esporte paralímpico e, junto à atuação do Comitê, possibilite que tenhamos um aumento da quantidade e da qualidade de atletas com potencial de chegar a Jogos Paralímpicos representando o Brasil”, diz o presidente da CBC, Jair Pereira.

O período para envio de propostas e adesão dos clubes aos projetos será de 30 de novembro a 4 de janeiro. As instituições que se inscreverem no processo de seleção devem cumprir alguns pré-requisitos, entre eles, ter atuado por no mínimo cinco anos e estar filiada às confederações e associações nacionais ligadas ao CPB.

Foto: CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar