Últimas Notícias

Retrospectiva 2014: Basquete




Em 2014, tivemos os mundiais de basquete e mais uma vez, a Hegemonia americana se manteve intacta. Tanto no feminino quanto no masculino, os Estados Unidos não tiveram dificuldades para conseguir o título mundial. Mas tivemos outros momentos nas competições onde a bola laranja subiu, que vamos relembrar agora:

A Necessidade de Convites...

Em fevereiro, a FIBA anunciou quais seriam as 4 seleções convidadas para o mundial antes do sorteio dos grupos. Depois do vexame na Copa América, em que terminou em nono lugar, O Brasil lutava por uma dessas vagas. E acabou conseguindo com a ajuda de seus patrocinadores e da promessa de que a seleção viria com a sua força máxima. As outras seleções convidadas foram a Grécia, a Turquia e a Finlândia, que teve o apoio da Rovio, desenvolvedora dos Angry Birds.

No sorteio dos Grupos, O Brasil não tem sorte nem no masculino, nem no feminino

O Brasil entrou como convidado no mundial e para piorar a situação, caiu no considerado grupo da morte,, o grupo A, com a anfitriã Espanha, França, Sérvia, Irã e Egito. No feminino, o sorteio também não ajudou, pois o Brasil também no Grupo A com a Espanha, República Tcheca e Japão.


Antes do mundial, classificação para o Pan

O Brasil teve que disputar antes do mundial, o Campeonato Sul-Americano, onde os três primeiros garantiriam vaga para o Pan-americano de Toronto em 2015. No masculino, o Brasil levou uma seleção B e passou apuros. Perdeu para a Venezuela na Semi-final e sofreu para passar o Uruguai e garantir a vaga no Pan. A Venezuela Se sagrou campeã no masculino. No Feminino, o Brasil não teve dificuldades e foi campeão sul-americano, conquistando a vaga no pan sem sustos.

Estados Unidos: Da comoção ao título


Os Estados Unidos voltavam ao mundial tentando conquistar o seu quinto título em mundiais. Mas assim como em 2010, Mike Kzrzlewski, o Coach K, não chamou força máxima, mas levou um equipe jovem, que seria comandada por Kevin Durant. Mas em um jogo treino em Las Vegas, Paul George sofreu uma gravíssima lesão, que abalou todos os Estados unidos e voltou o questionamento se vale realmente a pena mandar jogadores da NBA ao mundial. Kevin Durant pediu dispensa da seleção e a jovem equipe teria que manter a hegemonia americana

E a jovem equipe, com nomes como Anthony Davis, Kenneth Faried, James Harden,Stephen Curry e Klay Thompson, quis mostrar serviço e com a exceção do jogo na Turquia no mundial, passeou em todos os jogos e conquistou o título mundial sem muito esforço. Essa seleção foi a segunda que mais pontuou em um campeonato. A Primeira? O Dream Team nos jogos olímpicos de 1992.

Espanha: Da euforia à decepção


A Seleção espanhola estava em uma expectativa parecida com a do Brasil com a Copa do mundo em casa. E a Espanha vinha com força máxima, com os irmãos Gasol, Serge Ibaka, José Calderón, Rudy Fernandez e companhia. E todos já imaginavam uma hipotética final contra os Estados unidos e uma possível vitória. Na primeira fase, tudo tranquilo, nas oitavas de final também, Mas nas quartas de final, a Espanha enfrentou a França, a quem já tinha vencido na primeira fase e dessa vez, levou uma aula de defesa, e perdeu, deixando todos os espanhóis incrédulos. Um quinto lugar que foi considerado um vexame enorme.

Brasil: O resgate do orgulho


O Brasil foi ao mundial cercado de desconfiança, mas tinha o alento de ter todos os jogadores da NBA. E isso acabou fazendo a diferença. O Brasil fez uma boa primeira fase, ficando em segundo lugar, atrás apenas da Espanha. Mas nas oitavas de final, o confronto novamente seria contra a Argentina, eterna rival e algoz brasileira. Mas o Brasil conseguiu fazer uma grande partida e venceu os argentinos. Nas quartas, o adversário era a Sérvia, a quem o Brasil já tinha vencido na primeira fase. Mas o Brasil não atuou bem e acabou sendo eliminado. Mas o sexto lugar foi o melhor resultado brasileiro em mundiais desde o quinto lugar em 1990.

França e Sérvia

A Sérvia cresceu na fase decisiva e chegou a grande final contra os Estados unidos. Mas o vice mundial foi muito comemorado. A França ficou em terceiro, mesmo sem Joakim Noah e Tony Parker, mostrando a sua força coletiva.


Mundial feminino


No mundial feminino na Turquia, vimos mais um passeio americano, mostrando que no basquete feminino, os Estados unidos tem uma superioridade ainda maior. A Espanha foi a vice campeã, se mantendo em ascensão. E a Austrália, com vários desfalques, conseguiu o terceiro lugar. O Brasil foi para o mundial com uma seleção muito jovem, conseguiu sua classificação para as oitavas na última partida contra o Japão, mas enfrentou a forte seleção francesa e acabou sendo eliminada.




Como será 2015?

Em 2015 serão definidas as vagas continentais para o torneio olímpico de 2016 e se o Brasil terá direito a sua vaga como País-sede. além disso, o Brasil disputará o Pan-Americano de Toronto e vai torcer para não ter que disputar o Pré- Olímpico das Américas.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar