Últimas Notícias

Reportagem de TV alemã denuncia esquema de corrupção e doping sistemático na Rússia


O canal de tv alemão ARD levou ao ar nesta quarta feira (03/12) um programa em que fez denúncias de corrupção e doping sistemático na Rússia.

As denúncias vão desde a da tricampeã da Maratona de Chicago (USA), Liliya Shobukhova (RUS), que teria pago 450 mil dólares para a Federação Russa de Atletismo encobrir um teste positivo de doping, até a admissão de doping feita por Mariya Savinova (RUS), campeã Olímpica dos 800m nos Jogos Olímpicos de 2012, realizados em Londres.

O canal mostrou um video, em que Savinova admitiu o uso da substância proibida Oxandrolona em video gravado escondido. A face de Savinova estava fora de foco e a conversa estava dublada em alemão, sem o som original. O canal garante ter o vídeo sem edições.

A IAAF (Federação Internacional de Atletismo) disse que já está em andamento investigações em relação ao caso de Shobukhova.

Além das denúncias do atletismo, foram feitas denúncias em relação a doping na natação, biatlo, ciclismo, levantamento de peso e esqui cross-country do país.

A reportagem inclui acusações feitas pelo ex-dirigente da RUSADA (Agência Anti-Doping da Rússia), Vitaly Stepanov, e sua esposa Yulia Stepanova, ex-corredora dos 800m e que havia sido suspensa por doping.


Stepanov disse para a ARD que várias federações esportivas da Rússia ofereciam dinheiro para membros da RUSADA em troca de não tornar públicos casos positivos de doping. Ele também acusou Grigory Rodchenkov, presidente do Laboratório Anti-doping do país de falsificar os resultados e vender substâncias proibidas.

Yulia acusou treinadores de fornecer a ela substâncias proibidas e também acusou o chefe do departamento médico da Federação Russa de Atletismo, Sergei Portugalov, de fornecer substâncias proibidas em troca de 5% dos prêmios dos atletas. além de bônus por vitórias desses atletas. A ex-corredora ainda disse que os russos conseguiam evitar os testes anti-doping fora de competição falsificando os seus nomes.

O diretor da WADA (Agência Mundial Anti-Doping),  David Howman, disse para a ARD que é uma noticia chocante e espera que aqueles que estejam com medo (por denunciar) estejam protegidos.

Quando Shobukhova foi suspensa em abril desse ano, por valores suspeitos no passaporte biológico da atleta, seu esposo recebeu 370 mil dolares de reembolso, valores que teriam sido pagos por Valentin Balakhnichev, que é presidente da federação russa de atletismo e tesoureiro da IAAF.

Todas as vitórias de Shobukhova em Chicago foram cassadas, além da vitória na Maratona de Londres (GBR) em 2010, e ela terá que devolver a premiação em dinheiro.


Fonte: AP
Fotos: BBC e Getty Images

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar