Últimas Notícias

Reformulada e caseira, Colômbia se reúne para o Sul-Americano Sub-20


Por Jonatan Androwiki
@androwikipedia

Atual campeã, a seleção da Colômbia já está concentrada para a disputa do Sul-Americano Sub-20 de 2015, jogado no Uruguai, que dará duas vagas aos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Formado em sua maioria por jogadores do futebol local, o grupo sofreu mudanças em relação aos times sub-15 e sub-17 da mesma geração que participaram do certame continental em 2011 e 2013, respectivamente.

Carlos “Piscis” Restrepo relacionou 26 atletas que começaram a preparação para o torneio no último dia 15 deste mês.  À frente da categoria júnior desde 2013, “Piscis” Restrepo remodelou a safra de elegíveis ao Sul-Americano de 2015. Com a integração com os mais velhos no sub-20, o técnico privilegiou os nascidos em 1995, que, com 16 nomes, são maioria na dos adversários do Brasil.

Sob o comando de Harold Rivera, a safra 96 passou por altos e baixos nos últimos quatro anos. No Sul-Americano Sub-15 de 2011, os Cafeteros sofreram apenas uma derrota – para o Brasil, por 4 a 2 - e foram vice-campeões. Empolgado, Rivera manteve a base e levou 12 nomes do infantil para o torneio sub-17 dois anos depois. No entanto, sem conquistar nenhuma vitória, a Colômbia foi eliminada na primeira fase e ficou fora do Mundial da categoria.

O mau desempenho da geração como juvenil parece ter sido determinante. Daquela equipe, somente seis irão ao Uruguai: Vásquez, Tello, Rovira, Angulo e Sánchez. Os dois últimos, junto a Castrillón, são os únicos que seguiram do time segundo colocado há três anos. Capitão em 2011, João Rodríguez chegou a ser contratado pelo Chelsea. Hoje no Bastia, da França, o badalado atacante é um dos diversos nomes que atuam na Europa preteridos por Piscis.

A opção pelos nomes locais gerou inclusive, críticas ao trabalho do treinador. Dentre os excluídos, além de Joao, os meias Luis Alberto Caicedo (96), da base do Sporting; Kevin Mercado (96), da base do Atlético de Madrid; Alexis Zapata (95), da Udinese; e os atacantes Juan Narváez (95 - ao lado), do Real Madrid B; Oswal Álvarez (95), do Anderlecht; Leonardo Ruíz (96), artilheiro do Porto na Champions Sub-19.

Somente dois convocados atuam no exterior. Um deles é o goleiro Santiago Castaño, que é norte-americano – nasceu em Queen - joga no time principal do NY Red Bulls. De pais colombianos, ele já defendeu as seleções de base dos Estados Unidos, mas agora optou pelos Cafeteros. O outro, Sebastián Ayala (foto acima), é candidato a destaque da equipe. Volante de passada larga e bom passe, o jogador do Nacional da Madeira é o capitão de Restrepo.

Além dele, outro nome a ficar de olho é Borré, atacante que une força, explosão física e bom arremate. Outros pilares da seleção são o volante Tello, que já é titular do Envigado, o goleiro Luis Vásquez, titular da meta do Medellín, e o veloz ponteiro Darío Rodríguez. O grupo é recheado de jogadores altos e de bom porte, como os meias Davinson Sánchez, Quintero, Castrillón, Rentería, todos com mais de 1,80m.

Tendo como base  Deportivo Cali, com seis convocados, e o Atlético Nacional, com quatro, a Colômbia se prepara em Cali e segue ainda para Bogotá antes da estreia, dia 14 de janeiro, diante dos donos da casa. A seleção que buscará o tetracampeonato enfrentará também Brasil, Chile e Venezuela. Dos 26 selecionados abaixo, 23 serão relacionados para a competição. Confira a lista:

Goleiros: Yasser Chávez (95 – Bogotá FC), Luis Vásquez (96 – Independiente Medellín), Santiago Castaño (95 – New York Red Bulls/EUA);

Defensores: Aldayr Hernandez (95 – Bogotá FC), Juan Quintero Fletcher (95 – Deportivo Cali), Jeison Angulo (96 – Deportivo Cali), Luis Orejuela (96 – Deportivo Cali), Eduar Caicedo (95 – Deportivo Cúcuta), Daniel Lodoño (96 – Envigado), Jarlan Barrera (95 – Junior Barranquilla),  José Luis Moreno (96 – Once Caldas);

Meio-campistas: Jeison Lucumí (95 – América de Cali), Dairon Mosquera (95 – Atlético Nacional), Davinson Sánchez (96 – Atlético Nacional), Nilson Castrillón (96 – Deportivo Cali), Carlos Enrique Rentería (95 – Deportivo Cali), Andrés Tello (96 – Envigado), Yairo Moreno (95 – Independiente Medellín), Jhoan Sebastián Ayala (95 - Nacional/POR);

Atacantes: Brayan Rovira (96 – Atlético Nacional), Rodin Quiñones (95 – Atlético Nacional), Nicolás Vidal Murcia (96 – América de Cali), Carlos Ibargüen (95 – Cortuluá), Rafael Borré (95 – Deportivo Cali), Juan Ferney Otero (95 – Fortaleza FC), Darío Rodríguez Parra (95 – Ind. Santa Fé).

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar