Essa semana, a coluna ''Na marca do pênalti'' é especial. Essa semana é dedicada a falar sobre a maior premiação do futebol mundial, a premiação da FIFA. Ontem, falei sobre a lista dos dez melhores treinadores do futebol masculino e do futebol feminino, que podem ser lidos aqui e aqui. Mas hoje é dia de falar sobre os 23 jogadores que concorrerão ao prêmio de melhor jogador do mundo, sendo esta a primeira parte do especial.
Quando a lista foi anunciada, muitos gostaram dos 23 nomes, mas todos ficaram surpresos com a ausência de Luis Suárez na lista, por toda temporada que ele fez, mas talvez a mordida em Chiellini, na Copa do Mundo, o tenha tirado da lista. Bem..vamos ver de o por que esses nomes estão na lista.
A temporada de Götze foi especial. Além de marcar o gol do título da seleção alemã na Copa do Mundo, Götze fez uma boa Copa e foi um dos destaques do Bayern, que foi campeão nacional e chegou à semi-final da Champions League. Mostrou que tem potencial para ir mais longe.
Kroos foi um dos destaques da seleção alemã na Copa do Mundo com incríveis 85% de aproveitamento em passes certos. Mostrou muita qualidade na última temporada sendo o maestro na seleção e no seu antigo time, o Bayern de Munique. Depois do mundial, se transferiu para o Real Madrid e não se importou com a pressão de substituir Xabi Alonso, se adaptou de forma rápida e virou o dono do meio campo do Madrid e está sendo importante no esquema de Carlo Ancelotti.
Lahm foi o líder em seu clube e na seleção e novamente mostrou todo seu talento em 2014. Embora seja lateral de ofício, Lahm foi escalado de volante diversas vezes e sempre foi muito bem nessa posição, fazendo partidas excelentes, sempre sendo participativo no jogo e ajudando sua equipe no ataque.
O goleiro teve talvez a sua melhor temporada da carreira até agora. Há anos vem consolidado como melhor goleiro da Alemanha e foi um dos destaques da Copa, fazendo grandes defesa e assim, acabou recebendo a luva de ouro - dada ao melhor goleiro da competição. Também inventou moda ao começar jogando diversas vezes de líbero, porém mostrou que tem qualidade técnica e que sabe sair jogando com os pés.
Regularidade. Essa é a palavra que define Thomas Müller. Teve um excelente rendimento pela seleção alemã e pelo Bayern, levando este último aos títulos do Campeonato Alemão e da Copa da Alemanha. Foi um dos destaques da Copa do Mundo ao ser o vice artilheiro da competição. Além disso, pela sua força de vontade e pelo fôlego de jogar muitas vezes em alta qualidade, merece estar na lista da Bola de Ouro.
A sua temporada foi bem inferior à muitas outras que fez, já que ficou muitas vezes contundido. Mas voltou para jogar a Copa e foi um dos melhores jogadores alemães na final do mundial, dividindo todas as bolas de maneiras incansável e mostrou sua técnica refinada. Por ter uma lesão há poucos dias da Copa começar e se recuperar de maneira incrível, jogando um bom futebol, merece sem dúvidas estar nessa lista.
A última temporada foi a melhor de Diego Costa em sua carreira. Foi com a camisa do Atlético de Madrid que o mundo abriu os jogadores para ele. Se revelou um centroavante completo, marcando 36 gols em 52 jogos e foi decisivo na conquista do campeonato espanhol e no vice da Champions League. No início da nova temporada se transferiu ao Chelsea e já começou bem, marcando no campeonato inglês nove gols em sete jogos.
Andrés Iniesta teve vida complicada na seleção espanhola e no Barcelona no último ano, mas isso não o impediu de continuar jogando em alto nível. Sendo mais eficiente tanto no seu clube e na seleção, Iniesta é imprescindível ao esquema dos treinadores Vicente del Bosque e de Luis Enrique, já que assume o comando do jogo, articula as jogadas e anda buscando ainda mais o gol. Merece estar na lista.
Sergio Ramos está em boa fase, tanto artilheira, quanto na parte defensiva. Anda sendo cada vez mais líder na seleção espanhola e no Real Madrid. O gol mais importante na carreira de Ramos ocorreu no final da temporada - ao marcar o gol de empate na prorrogação contra o Atlético de Madrid na prorrogação, que foi determinante para o clube merengue virar o jogo e conquistar a Champions League.
A temporada de Neymar não foi uma das melhores, nem na Copa do Mundo, mas por mostrar uma evolução ainda na Copa e nesse início de temporada arrasador que o brasileiro faz, o colocam na lista dos melhores do mundo. Neymar está no caminho certo para atingir o topo e se tornar o melhor jogador do planeta.
KARIM BENZEMA (Real Madrid)
Fez uma grande temporada, sendo eficiente e letal em seu clube e seleção. Conquistou três títulos (Champions League, Copa do Rei a Supercopa da Europa), sendo um dos destaques do time com 23 gols marcados. Na Copa, foi o melhor jogador francês do mundial e conseguiu levar seu país até as quartas-de-final.
YAYA TOURÉ (Manchester City)
Desde que chegou ao Manchester City, Yaya Touré evoluiu muito e isso ficou nítido em 2013/2014. É um dos jogadores mais talentosos da história da Costa do Marfim e se tornou extremamente importante no esquema de Manuel Pellegrini. Marcou 20 gols no último campeonato inglês e se tornou um especialistas em bolas paradas. Chegou a Copa cansado e pouco fez, mas não apaga a sua performance.
James está na lista pelo simples fato de brilhar na Copa do Mundo e por ser o principal jogador na melhor campanha da Colômbia em mundiais. Além de mostrar sua habilidade e visão de jogo, James Rodríguez mostrou ser artilheiro. E mostrou isso sendo o artilheiro da Copa com 5 gols. Se transferiu para o Real Madrid e já se tornou titular logo de cara.
0 تعليقات