Últimas Notícias

COI inclui clausula anti-discriminação no contrato das cidades-sede a partir de 2022


O COI (Comitê Olímpico Internacional) irá incluir uma clausula anti-discriminação nos contratos com as cidades-sede a partir dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

A entidade enviou uma carta às três cidades candidatas, Oslo (NOR), Pequim (CHN) e Almaty (KAZ), notificando da inclusão da clausula.

O motivo teria sido a polêmica da lei contra propaganda homossexual para menores de idade na Rússia, a chamada "Lei Anti-Gay", que gerou protestos contra os Jogos de Inverno de Sochi, que aconteceram em Fevereiro deste ano.

De acordo com a agência Associated Press, a nova clausula requer que a cidade-sede e o comitê Olímpico Nacional: "conduzam atividades que promovam e enfatizem os princípios fundamentais e os valores do Olimpismo, em particular qualquer forma de discriminação em relação a um país ou a uma pessoa em razão da raça, religião, politica, sexo ou de qualquer outro tipo, assim como o desenvolvimento do Movimento Olímpico."

Os movimentos gays internacionais "All Out" e "Athlete Ally" foram alguns dos responsáveis pela pressão feita no COI para acrescentar tal dispositivo.

Outra alteração feita pelo COI, foi a retirada que permitia ao comitê acrescentar três eventos a sua escolha até três anos antes da realização dos Jogos Olímpicos.

Essas mudanças refletem as mudanças que vem acontecendo no COI as vesperas do Congresso Extraordinário do COI sobre a agenda Olímpica 2020, que será realizado em Mônaco (MON) no mês de Dezembro, e que pode trazer grandes mudanças ao movimento Olímpico.


Fonte: AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar