Últimas Notícias

Surto de olho no craque: Konstantinos Mitroglou - Vai classificar a Grécia as oitavas pela primeira vez?

A Grécia vem para sua 3ª Copa do Mundo, onde tentará passar pela primeira vez da fase de grupos. Os gregos vem para o segundo mundial seguido na história. E a chance de fazer a melhor campanha dos gregos na história está no melhor jogador do país nas eliminatórias: Konstantinos Mitroglou.

Mitroglou não é o jogador dos sonhos que as equipes buscam, mas é um centroavante goleador, tanto que é um jogador que finaliza bem e é oportunista. Não é por acaso que Mitroglou foi o artilheiro da seleção nas eliminatórias com 5 gols.



Situação de Mitroglou é um tanto quanto complicada, já que seu atual clube, o Fulham, da Inglaterra fez uma péssima temporada e acabou rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Inglês e Mitroglou pouco jogou no clube desde que chegou, fazendo apenas 3 jogos pelo time e nenhum gol marcado. Situação boa mesmo apenas na seleção, já que ele foi um dos responsáveis pela classificação da Grécia na repescagem, marcando 3 gols em 2 jogos contra a Romênia.

Mitroglou começou a carreira no Maura Poulia com a idade de onze anos, ele marcou 24 gols em 16 jogos. Depois foi para o Duisburg, da Alemanha em 2001, ficando por lá apenas por quatro anos, quando assinou com o Borussia Mönchengladbach em 2005, onde era um jogador importante para a segunda equipe do Borussia na categoria sub-19 da Bundesliga, pois marcou 14 gols em 10 jogos e fez 5 gols em uma única partida em uma vitória fora fora de casa por 5x3 contra o Duisburg, seu ex-clube.

Mitroglou assinou em 2007 com o Olympiacos da Grécia em uma transferência livre e foi na Grécia que ganhou destaque na Europa. Seu primeiro gol oficial com Olympiacos veio em uma vitória por 2x1 contra o Diagoras para a Taça da Grécia depois uma assistência de Luciano Galletti. Seu primeiro gol no campeonato grego veio em uma vitória em casa por 4x0 contra o Levadiakos.

Durante as últimas etapas do campeonato, Mitroglou desempenhou um papel importante na conquista do Olympiacos no seu 36º título grego, marcando o gol da vitória por 2x1 no último minuto do jogo contra AEL depois de uma assistência de Mirnes Šišić. Em seguida, ele marcou dois gols no último jogo da liga contra o Iraklis para selar a vitória por 3x1 em casa. Ele também marcou num empate de 2x2 fora de casa contra o Iraklis na Copa da Grécia na semi-finais. Na Supercopa da Grécia de 2007, marcou o único gol do Olympiacos, derrotando o AEL.

 A temporada 2008/2009 foi difícil para o jogador, pois o novo treinador do clube, Ernesto Valverde o colocou no banco, porque queria uma equipe com mais velocidade e mais ofensiva, sendo assim, jogou apenas 15 partidas na temporada, marcando 3 gols.

Em 2009/2010, Mitroglou jogou muito mais com a saída de Valverde, jogando 45 vezes e marcando 14 gols, sendo importantes contra o Sheriff Tiraspol nos play-offs da Champions League e marcando também contra o Rival Panathinaikos, mas ainda assim Mitroglou não tinha explodido no país e no velho continente.

Ernesto Valverde não parece gostar do Mitroglou mesmo. O treinador voltou para comandar o time em 2010/2011 e colocou Mitroglou na reserva de novo, mesmo com ele marcando no jogo de estreia. Então, foi emprestado para o Panionios por seis meses e em sua estréia, ele marcou os dois gols na histórica vitória por 2x0 contra o Aris, a primeira do clube em 50 anos no campeonato grego. Seus próximos gols vieram em um empate de 1x1 em casa contra o Panathinaikos e um empate de 1x1 fora de casa contra o AEK Atenas. Ele marcou o gol da vitória por 2x1 contra o Atromitos e converteu um pênalti no empate de 3x3 em casa contra o AEL. Ele marcou outro em um 1x1 fora de casa no empate contra Iraklis . E marcou seu último gol na vitória por 2x1 contra o Kerkyra. Mitroglou terminou este ano, com nove gols no campeonato grego (1 com Olympiacos e 8 com o Panionios).

 Sem espaço no Olympiacos, Mitroglou foi novamente emprestado, dessa vez para o Atromitos para a temporada 2011/2012. Fez uma ótima temporada pelo clube, marcando 19 gols e ajudando o Atromitos a chegar nos play-offs do campeonato grego pela primeira vez. Além disso, foi eleito o melhor jogador do campeonato na temporada e isso o garantiu mais uma temporada pelo Olympiacos.

A temporada 2012/2013 Mitroglou volta para sua equipe, o Olympiacos. Depois de Ernesto Valverde saiu, o novo treinador Leonardo Jardim decidiu o aproveitar. Mitroglou mostrou boa forma na pré-temporada marcando um total de três gols, dois deles em um amistoso contra o Málaga, da Espanha. A temporada começou no entanto um pouco irregular para ele, pois ele teve que competir para ser o atacante titular com o atacante Rafik Djebbour.

Mas como Djebbour se lesionou, Mitroglou teve sequência e ajudou o time na Champions League ao marcar em uma derrota contra o Arsenal e marcou dois gols nos dois jogos contra o Montpellier na Champions. Ao longo da temporada marcou gols importantes contra o Panathinaikos e marcou dois gols em cada um dos jogos de ida e volta da Copa da Grécia, contra o Panthrakikos. Terminou sua boa temporada com 20 gols em 42 partidas.

A temporada de 2013/2014 teve os dois extremos para Mitroglou. Ele começou a temporada batendo um recorde no campeonato nacional e sendo o primeiro jogador da história do Olympiacos a marcar dois hat-tricks seguidos e marcou outros hat-tricks, fazendo quatro hat-tricks em 40 dias. No último dia da janela de transferências, Mitroglou fecha com o Fulham em um contrato de 4 anos e meio, em uma negociação que rendeu 12 milhões de libras aos cofres do Olympiacos. Ele estreou contra o West Bromwich em 22 de fevereiro, no empate por 1x1. Mitroglou foi a segunda maior transferência da história do Fulham, e apesar do Fulham depositar suas esperanças nele para permanecer na Premier League, os Cottages foram rebaixados eles em abril de 2014 e Mitroglou não jogou em qualquer outro jogo da Premier League em 2014.

Pela seleção, Mitroglou estreou em 2009, e só foi marcar seu primeiro gol pela seleção contra a Noruega em agosto de 2012. Ele marcou o único gol na vitória sobre Liechtenstein, depois de uma assistência de Vasilis Torosidis, no penúltimo jogo das eliminatórias da Copa do Mundo em setembro de 2013. Mitroglou marcou dois gols em 15 de novembro em vitória por 3x1 em casa da contra a Romênia no primeiro jogo da repescagem para o mundial de 2014. Quatro dias depois, ele marcou o gol do jogo de volta, na Romenia, que terminou em um empate de 1x1 e classificou a Grécia à Copa do Mundo de 2014 em Brasil, com uma vitória por 4x2 no agregado.

Mitroglou chega a Copa para fazer a Grécia a passar da fase de grupos, mas a tarefa é difícil, já que é um grupo forte que contém Costa do Marfim, Colômbia e Japão. E os gregos precisarão muito de seus gols. Mitroglou vai classificar a Grécia para as oitavas-de-final pela primeira vez em sua história? Só saberemos a partir do dia 14 de junho, contra a Colômbia, no Estádio Mineirão.

 Os números de Konstantinos Mitroglou pelos clubes:

Borussia Mönchengladbach II:

Jogos - 33
Gols  - 14

Olympiacos:

Jogos - 92
Gols  - 41
Títulos: Campeonato grego (2007/2008, 2008/2009, 2012/2013, 2013/2014), Copa da Grécia (2007/2008, 2008/2009, 2012/2013), Supercopa da Grécia (2007)

Panionios:

Jogos - 11
Gols  -  8

Atromitos:

Jogos - 34 
Gols  - 37

Fulham:

Jogos - 3
Gols  - 0

Os números de Konstantinos Mitroglou pela seleção grega:

Jogos - 28
Gols  -  8

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar