Últimas Notícias

Candidaturas olímpicas terão regra antidiscriminação

Futuras cidades candidatas a serem sedes olímpicas precisarão cumprir uma regra específica contra qualquer tipo de discriminação, disse o Comitê Olímpico Internacional (COI) na terça-feira.
A regra será inspirada no Princípio 6º da Carta Olímpica, segundo a qual o esporte não deve promover discriminação por motivo algum, incluindo raça, religião, política ou gênero.

Durante os preparativos para a Olimpíada de Inverno que acontece atualmente em Sochi, o COI sofreu críticas por estar supostamente sendo tolerante com uma lei russa que proíbe a apologia da homossexualidade.

O COI disse que não pode ditar leis em um Estado soberano, mas afirmou ter recebido garantias do presidente russo, Vladimir Putin, de que não haveria discriminação contra homossexuais na Rússia durante a Olimpíada, entre 7 e 23 de fevereiro.

"Deixamos absolutamente cristalino que o Princípio 6º abrange todas as formas de discriminação", disse Mark Adams, porta-voz do COI, a jornalistas, quando questionado se isso se tornaria uma pré-condição para cidades candidatas a sedes de futuras Olimpíadas.

"Dá para mudar? Pode mudar", disse ele. "Estamos, como vocês sabe, no meio da Agenda 2020, que está examinando praticamente tudo na forma como as Olimpíadas são feitas."


Fonte: Terra/Reuters

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar