Últimas Notícias

Guia da Copa América de Basquete Masculino




Dia 30 na Venezuela, Começa a Copa América de Basquete masculino que dá 4 vagas para os times do continente americano para o mundial da Espanha, que ocorre em 2014. Sem o Estados unidos, Campeão olímpico e automaticamente classificado para o mundial, dez seleções disputam essas vagas. E o Surto olímpico apresenta um pequeno guia sobre as seleções e a forma de disputa da competição:

Fórmula de disputa:

Inicialmente, as dez seleções são divididas em dois grupos de cinco e se enfrentam entre si. Os quatro melhores de cada grupo passam para segunda fase, onde os classificados do A enfrentam os classificados do B. Os quatro melhores na segunda fase se enfrentam na semi-final (1ºX4º 2ºX3º) e garantem vaga no mundial. 

Grupo A

Brasil: A Seleção brasileira vem com várias dispensas, principalmente na área do garrafão que enfraqueceu um pouco a equipe. Sem os medalhões da NBA,mas com 6 jogadores que foram aos jogos de Londres, o Brasil vai apostar no talento de seu armador Marcelinho Huertas, a boa defesa de Alex Garcia, o bom pivô Rafael Hettshemeir e outros bons jogadores como o ala pivô Guilherme Giovanoni e Caio Torres, o que deverá ser suficiente para disputar a primeira posição do grupo com Porto Rico e se classificar ao mundial e manter-se junto com os Estados unidos, como as únicas seleções que participaram de todos os mundias de Basquete. Ao título da Copa América, terá que se livrar da pedra no sapato que é a Argentina.



Títulos: 4 (1984,1988,2005,2009)
Craque: Marcelinho Huertas (foto)
Palpite: Top 4, pra título é azarão

Canadá: O Canadá vem com um time jovem e vem com um time promissor. Comandados pelo o experiente pivô Joel Anthony do Miami Heat, valores como  alas pivôs Tristan Thompson e Andrew Nicholson e ala armador Cory Joseph, espera incomodar os favoritos à vaga e conseguir ir ao mundial sem convite. Steve Nash, coordenador de seleções do Canadá, aposta nisso.


Melhor posição em Copa América: Vice em 1980 e 1999
Craque: Andrew Nicholson (foto)
Palpite: Corre por fora pela vaga 

Jamaica: A  estreante Jamaica teoricamente, vem pra ser o saco de pancadas do grupo, mas para isso vai ter que disputar esse posto com o Uruguai, e deve vencer. Sem poder contar com Roy Hibbert, que desde 2010 não disputa jogos pela seleção, os jamaicanos tem esperança em Samardo Samuels, Ex-NBA e agora no basquete europeu, e também no ala Patrick Ewing Jr, filho do lendário pivô medalha de ouro em Barcelona 92, que tem dupla nacionalidade e optou por defender a seleção jamaicana. Mas pouco para sonhar com uma vaga no mundial.



Melhor posição em Copa América: estreante
Craque: Samardo Samuels (foto)
Palpite: Disputa com o Uruguai pra não ficar com a Lanterna

Porto Rico: A tradicional seleção porto-riquenha vem mais uma vez com boas chances para se classificar ao mundial. depois do titulo da Copa Tuto Marchand, a seleção vem confiante pela vaga e pelo título. Apostando em nomes como o armador JJ Barea, do Minesota Timberwolves, o experiente armador Carlos Arroyo, o gigante de 2,16m Daniel Santiago e o o ala pivô ex-NBA Renaldo Balkman, o time vem com boas chances de disputar o título:



Títulos: 3 (80,89, e 95)
Craque: Carlos Arroyo (foto)
Palpite: Top4 e com boas chances de ser campeão

Uruguai: A que foi um dia tradicional seleção, agora vai lutar pra se classificar para segunda fase. O time ainda tenta se reencontrar no basquete americano, mas ainda tem dificuldade em renovar a seleção. o armador Bruno Fitipaldo, de 21 anos é a esperança. Nomes como ala Emilio Taboada, o armador Nicolas Mazzarino e o pivô Esteban Batista, vão tentar fazer o Uruguai superar a Jamaica, e depois, o que vier é lucro.



Melhor posição na Copa América: vice em 1984
Craque: Esteban Batista (foto)
Palpite: Disputa com a Jamaica pra não ficar na lanterna


Grupo B

Argentina: Os Argentinos vem com uma seleção reformulada e comandada por uma estrela: Luis Scola. Com isso, o jogo passa por ele e por bons nomes como Facundo Campazzo, Marcos Mata e Pipa Gutierrez. Um time copeiro, que com certeza não dará sopa ao azar e vai querer o título da Copa América. E tem cacique pra isso, só precisa passar pelo Brasil, o que anda acontecendo constantemente, e pelo Porto Rico, que vem quase sem sem desfalques e é um dos favoritos.


Títulos:2 (2001 e 2011)
Craque: Luis Scola
Palpite: Top4 e disputa o título

México: Os meixcanos vem confiantes. Depois de vencer a Argentina em um dos amistosos preparatórios, a seleção teve na sua reta final a presença do ala-pivô da NBA Gustavo Ayon e vai tentar surpreender novamente. Mas as coisas serão mais difíceis para essa equipe mexicana, que não é tão ruim como parece.



Melhor posição em Copa América: 5º Lugar em 1980 e 1984
Craque: Gustavo Ayon
Palpite: Top8

Paraguai: Os paraguaios vem mais uma vez para ter experiência. Muito difícil que não sejam os laterninhas da competição devido ao seu elenco muito fraco. Sem Bruno Zanotti, ex-Flamengo, o pivô Guilhermo Araújo, do Pinheiros vai tentar comandar essa equipe, mas uma andorinha só não deve fazer verão.



Melhor posição em Copa América: 9º Lugar em 2011
Craque: Gulhermo Araújo
Palpite: Lanterna do grupo e da compeitção

República Dominicana: Os dominicanos não terão Al Horford, e o trio Francisco Garcia(ala), Jack Martinez(pivô) e Kevin Feldeine(ala-armador) vão tentar garantir essa vaga para os dominicanos. Ronald Ramon, armador do Limeira é um nome conhecido dos brasileiros. A seleção terá como adversário o Canadá por essa vaga, e vai se valer da experiência para consegui-la.



Melhor Posição em Copa América: 3º Lugar em 2011
Craque: Francisco Garcia
Palpite: Briga pela última vaga

Venezuela: Os pobres venezuelanos perderam seu principal jogador, o armador Greivis Vasquez e com isso a sua situação fica difícil. Quem era cotado a correr por fora pela vaga, perdeu terreno para os canadenses e os dominicanos. A Venezuela naturalizou o americano Donta Smith às pressas para tentar ganhar alguma força na competição, mas talvez isso não seja o suficiente para conquistar a vaga para o mundial.


Melhor posição em Copa América: Vice em 1992
Craque: Dificil escolher um, mas fico com Rafael Pérez
Palpite: Top8

Na sexta-feira, teremos os seguintes jogos válidos pela primeira rodada:

Jamaica X Canadá 12:30
Argentina X Paraguai 15:00
Porto Rico X Brasil 18:30 (Transmissão do Sportv e ESPN)
Venezuela X México 21:30



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar