Últimas Notícias

Priscila Oliveira e Yane Marques são confirmadas na Final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno

Yane Marques - Foto: Marcos Antônio
Duas brasileiras foram confirmadas na Final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que será realizada nos dias 31 de maio e 1º e 2 de junho, em Níjni Novgorod, na Rússia. Priscila Oliveira e Yane Marques estão na relação que a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) acaba de divulgar dos 72 competidores com vaga garantida na disputa (36 em cada gênero). As duas embarcam para a competição na próxima segunda-feira, 27.

Por causa dos bons resultados nas etapas das quais participaram, as pentatletas do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife garantiram suas vagas em ótimas colocações no ranking criado para definir as finalistas. Priscila foi a 14ª e Yane a 15ª. Das quatro etapas do circuito da Copa do Mundo deste ano, Priscila esteve presente em três: em fevereiro nos Estados Unidos, quando ficou em 28º, em março no Brasil (11º) e em abril na China (19º). Já Yane competiu nos EUA, onde conquistou a medalha de bronze, e no Brasil (13º). Nenhuma delas disputou a quarta etapa, no início do mês, na Hungria.

Na Rússia, Priscila vai participar de sua segunda Final de Copa do Mundo. A primeira em que esteve foi em 2009, no Brasil, quando ficou em 24º. Já Yane vai para a sua quinta Final. Além de 2009, “em casa”, ela esteve na disputa de 2008 (Portugal), 2011 (Inglaterra) e 2012 (China).

“Essa quinta Final de Copa do Mundo significa o fruto de um trabalho consolidado. Tenho essa prova como um dos meus objetivos para a temporada e torço para conseguir treinar bem e chegar na melhor forma possível”, diz Yane, que conquistou o bronze na Final do ano passado e a prata em 2009. Em 2008 ela ficou em 17º e em 2011 em 16º.

As duas pentatletas são Terceiro Sargento do Exército Brasileiro pela Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ). Por causa dos ótimos resultados nos últimos anos, elas recebem o Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte. As pernambucanas estão na capital fluminense desde o último dia 12 e voltam para Recife nesta sexta, 24. A viagem para a Rússia será na segunda, 27.

Pódio de Londres estará presente

Como uma das principais competições do calendário anual do Pentatlo Moderno, a Final da Copa do Mundo em 2013 terá um nível bem elevado de competidores. Dentre as 36 finalistas que vão se enfrentar na abertura do torneio, na sexta, 31, estarão presentes cinco medalhistas olímpicas. Dentre elas, todo o pódio de Londres 2012: a lituana Laura Asadauskaite (ouro), a inglesa Samantha Murray (prata) e Yane Marques (bronze). Além delas, as outras medalhistas olímpicas são a ucraniana Victoria Tereshuk (bronze em Pequim 2008) e a letã Elena Rublevska (prata em Atenas 2004).

O número de medalhistas olímpicas na Final na Rússia pode chegar a seis. É que a alemã Lena Schoneborn, ouro em Pequim 2008, aguarda a desistência de alguma pentatleta para garantir a sua vaga. Ela disputou apenas a quarta etapa de todas as qualificações da Copa de 2013.

Além das medalhistas olímpicas, pentatletas que subiram no pódio no circuito da Copa do Mundo neste ano vão marcar presença na Rússia. É o caso da ucraniana Ganna Buriak, ouro nas terceira e quarta etapas, da norte-americana Margaux Isaksen (campeã no Brasil e quarta nos Jogos de Londres) e da inglesa Mhairi Spence (bronze na quarta etapa e atual campeã Mundial). O coro dos destaques será engrossado pelas russas Donata Rimsaite, bicampeã da Final da Copa do Mundo (2008 e 2009), e Ekaterina Khuraskina, prata na segunda etapa da Copa do ano passado; pela húngara Leila Gyenesei, bronze na Final da Copa em 2009; e pela ucraniana Iryna Khokhlova, ouro nos Jogos Mundiais Militares Rio 2011.

Dentre as campeãs da última Final de Copa do Mundo, apenas a inglesa Heather Fell (prata) não estará presente neste ano, já que Asadauskaite (ouro) e Yane Marques (bronze) confirmaram presença.

Já entre os homens, que competem no sábado, 1º de junho, vão estar presentes dois medalhistas de Londres 2012: o tcheco David Svoboda (ouro) e o húngaro Adam Marosi (bronze), atual número 1 do mundo e ganhador de duas medalhas no circuito da Copa do Mundo deste ano (ouro na primeira etapa e prata na quarta).

Além deles, se destacam outros medalhistas da Copa de 2013: o russo Aleksander Lesun, ouro na primeira etapa, o ucraniano Pavlo Tymoshchenko (ouro na terceira); os ingleses James Cooke (ouro na quarta) e Joseph Evans (bronze na primeira); o letão Deniss Cerkovskis (prata na segunda); o sul-coreano Woo Jin Lee (prata na terceira); e os franceses Valentin Prades (bronze na segunda) e Jean Maxence Berrou (bronze na quarta).

Eles ainda terão a companhia dos russos Ilia Frolov, campeão da última Final de Copa do Mundo e bicampeão Mundial (2008 e 2011), e Serguei Karyakin, campeão Mundial de 2010; do lituano Justinas Kinderis, bronze no Mundial de 2010; e do ucraniano Dmytro Kirpulyanskyy, bronze no Mundial de 2009.

Do pódio da Final da Copa do ano passado, apenas o campeão, Ilia Frolov, estará presente. O medalhista de prata, o sul-coreano Woojin Hwang, e o de bronze, o chinês Zhongrong Cao, prata em Londres 2012, estão fora da competição.

Calendário da Final da Copa do Mundo: Níjni Novgorod (Rússia)
31 de maio (sexta) – Disputa Feminina
1º de junho (sábado) – Disputa Masculina

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar