Últimas Notícias

Atentados durante competições esportivas não são novidade; veja alguns casos

Foto: Autor Desconhecido

O esporte sempre foi sinônimo de alegria e união entre os povos. Mas, em alguns casos, houveram tragédias que abalaram o mundo durante competições esportivas, como o do suposto ataque terrorista acontecido ontem, durante a Maratona de Boston (USA). Confira outros eventos que acabaram manchados por atentados.

5/set/1972 - O caso mais famoso, o ataque terrorista comandado por palestinos durante os Jogos Olímpicos daquele ano, em Munique. Eles reinvindicavam a liberdade de presos políticos, e para ter a garantia de que seriam atendidos, fizeram atletas israelenses reféns. O plano de resgate deu errado, e a tragédia aconteceu: os nove reféns israelenses, cinco palestinos e um policial acabaram mortos. Os Jogos Olímpicos acabaram interrompidos por 34 horas, até o então presidente do COI, Avery Brundage concordar em continuar com a competição, dizendo a célebre frase: "Os Jogos devem continuar!"

27/jul/1996 - Durante uma festividade em meio aos Jogos Olímpicos de Atlanta - comemorando o centenário da Olimpíada da Era Moderna, uma bomba caseira explodiu, matando uma mulher e ferindo outras 111 pessoas. O fato ofuscou a quebra do recorde mundial dos 100m rasos (batido na ocasião pelo canadense Donovan Bailey), mas não interrompeu a competição. O autor do crime, o norte-americano Eric Rudolph acabou preso e condenado anos depois do fato.

8/jan/2010 - Pouco antes do início da Copa Africana de Nações de Futebol (realizada em Angola), dois membros da delegação de Togo e um motorista angolano acabaram mortos em um ataque ao ônibus da seleção togolesa. A autoria do ataque foi atribuída a um grupo separatista da região de Cabinda, norte da Angola.

21/fev/2011 - Um jogador de futebol jovem somali foi morto e dois colegas ficaram feridos quando um suicida detonou um carro carregado de explosivos em uma delegacia de polícia em Mogadíscio, capital da Somália. O grupo Al-Shabab reivindicou a responsabilidade do atentado.
 
Com informações da AP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar