Últimas Notícias

Coluna do Vôlei - Um pouco de vôlei de clubes europeus



Serei sincero antes de começar a coluna: não costumo acompanhar muito o ritmo do voleibol de clubes europeu. Eu ainda acompanho por cima, vejo notícias, notas sobre desempenho de jogadores, mas se me perguntarem quantas partidas assisti na temporada da CEV Champions League (a mais importante competição de clubes de vôlei europeu), não vou mentir: zero. Porém, como nas próximas colunas devo falar muito de Superliga de vôlei ainda, darei espaço para a competição europeia.

A CEV Champions League está em fase de Playoffs. Aliás, esse sistema de playoffs da competição é curioso. No masculino, são 28 equipes divididas em 7 grupos de quatro equipes. Mas ao invés das tradicionais 16 equipes se classificarem para as oitavas de final, como sempre acontece, na CEV-CL são 12 classificadas (os 1° colocados, mais os cinco melhores rankeados logo abaixo + a equipe-sede do Final Four). A fase tem a denominação Playoff 12. Quem vencer, vai para o Playoff 6, sugestivamente quer dizer que possui 6 equipes. As 3 equipes vencedoras do Playoff 6 juntam-se ao organizador do Final Four e fazem uma semi-final sem nenhuma fórmula inusitada, depois final e coroa-se o grande campeão.

Pelo feminino, o sistema é o quase o mesmo: 24 equipes divididas em grupos de 6. 13 equipes (os 2 primeiros de cada grupo + a sede do final four) vão para as fases finais, o Playoff 12, depois o Playoff 6 e o Final Four (semifinal e final).

Depois de resumir um pouquinho esse regulamento complicado, hora de falar das equipes que compõem o Playoff 12 (que teve início ontem) tanto no feminino, quanto no masculino.

MASCULINO


Das equipes masculinas presentes no Playoff 12, o Trentino Diatec é a equipe com maior favoritismo, atuais bicampeões da competição. Capitaneados pelo búlgaro ex-selecionável Matey Kaziyski, os italianos vão atrás do tri. Mas pegaram o Dynamo Moscow, de Bartosz Kurek e Sergey Grankin. Na partida realizada ontem, vitória dos russos, 3 sets a 2. O 2° jogo será em Trentino, e o favoritismo é dos bicampeões.

Outra equipe com banca de favoritismo é o SKRA Belchatow. Os poloneses sofreram com o desmanche de parte do time, mas ainda mantiveram jogadores como Winiarski e Atanasijevic e trouxeram o experiente italiano Dante Boninfante. Os poloneses enfrentaram (e derrotaram fora de casa) os turcos do Arkas Izmir - time que tem o brasileiro João Paulo Bravo no elenco. Os derrotaram por 3 a 1, e o próximo jogo, em Belchatow, deve dar a lógica. A não ser que uma zebra resolva dar as caras...

Num confronto entre dois times das principais ligas europeias, o italiano Lube Macerata (de Ivan Zaytsev, Dragan Stankovic e Marko Podrascanin) derrotou o atual campeão polonês Asseco Rzeszów (do ídolo local Bartman, Ignaczak e Kovacevic) por 3 sets a 1, em partida realizada na Polônia. Será complicado para o time derrotado reverter a vantagem em Macerata.

O outro italiano vencedor da ida do Playoff 12 foi o Bre Banca Cuneo, que destruiu o Volley Ljubljana por 3 sets a 0. O time de Piemonte conta no seu esquadrão dois bons veteranos: Mastrangelo (38 anos) e Grbic (40 anos), além de vários novatos. Os eslovenos têm como principais jogadores o sérvio Uros Kovacevic e o canadense Daniel Lewis, ambos jogam em suas seleções nacionais.

Hoje, temos os alemãos do SCC Berlin contra o Zenit Kazan. Favoritismo dos russos, que contam com boa parte da seleção medalhista de ouro em Londres. Os berlinenses contam com alguns jogadores da seleção alemã, como Robert Kromm e Sebastian Kuhner e outros jogadores com passagem por seleções menores, como o australiano Paul Carroll.

E a outra partida é entre duas seleções menos cotadas para faturar o título: os poloneses do Kedzierzyn-Kozle contra os belgas do Noliko Maaseik. Os poloneses têm melhor elenco, contam com jogadores do naipe de Pawel Zagumny, Anthony Rouzier e Elvis Contreras, todos titulares em suas seleções. Na minha visão, ligeiro favoritismo do Kedzierzyn, apesar da boa campanha belga (os poloneses pegaram um grupo mais difícil, e acabaram na 2ª colocação).

E para esclarecer: o time que irá sediar o Final Four será o russo Lokomotiv Novosibirsk, do finlandês Tuomas Sammelvuo e do local Alexander Bucko.

FEMININO


No confronto entre as turcas do VakifBank e polonesas do Atom Trefl Sopot, vitória da equipe turca. 3 sets a 1 em jogo realizado em Sopot. O time turco tem a presença de jogadoras como as sérvias Nikolic e Brakocevic, e a selecionável turca Aydemir. As polonesas têm no elenco a brasileira Érika. O time de Istambul tem a vantagem de jogar em casa, na próxima semana.

O Rabita Baku - atual campeão da competição - começou o Playoff 12 derrotou o Cannes também pelo placar de 3 a 1 e fora de casa. Akirandewo e cia. tiveram trabalho para derrotar a equipe francesa (que mais parece uma equipe sérvia: 6 das jogadoras são da ex-república iugoslava), e mesmo jogando no Azerbaijão na volta, devem sofrer um pouco.

Num clássico russo, o Dínamo Kazan de Ekaterina Gamova derrotou o Dinamo Moscou de Goncharova e Obmochaeva por 3 sets a 1, em Moscou. A segunda partida será em Kazan, e a equipe líder do Russão de vôlei continua com o favoritismo.

Pelo menos, duas equipes conseguiram fazer valer a vantagem de jogar em casa: o Schweriner da Alemanha (equipe sem grandes nomes) derrotou as atuais campeãs italianas Unendo Arsizio (de Carli Lloyd) por 3 sets a 2. E a outra equipe que se deu bem em casa foi o Azerrail Baku, que derrotou o rival Lokomotiv Baku por 3 sets a 0.

A única partida de amanhã será entre o Villa Cortese da Itália (de Sanja Malagurski, Stefana Veljkovic e Vilmarie Mojica) contra o Eczacibasi, no qual está a russa Liubov Sokolova.

E a equipe que está no final four é a turca do Galatasaray.

CURTINHAS

Depois de um mês de recesso, o Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia está de volta. A etapa da semana será realizada em Fortaleza, e é a primeira pós-separação de Juliana e Larissa.

Pedro Solberg/Bruno Schmidt são os líderes do ranking masculino da temporada. A dupla soma 1920 pontos, em segundo estão Ricardo/Pedro Cunha, que acumulam 1640, e Bruno/Hevaldo, que totalizam 1600. No feminino, as líderes são Juliana/Larissa, com 2320 pontos na temporada. Lili/Rebecca estão na 2ª colocação, com 1880 pontos. Talita/Maria Elisa - que também se separaram, somam 1760 pontos e Ágatha/Bárbara Seixas acumulam 1680.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar