Aberto da Áustria de Tênis de Mesa é mais uma oportunidade para os brasileiros na corrida olímpica


Chegou a hora de encarar o último Aberto platinum do Circuito Mundial de Tênis de Mesa 2019. A competição na Áustria começa nesta terça-feira (12), em Linz, e é uma das últimas oportunidades de somar pontos preciosos nesta temporada, lembrando que o posicionamento no ranking mundial tem influência decisiva para a presença na Seleção e para o chaveamento dos atletas nos Jogos Olímpicos.

Cinco brasileiros estão na disputa, todos eles no Top 100 dos rankings feminino e masculino: Bruna Takahashi, Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano, Thiago Monteiro e Vitor Ishiy. Calderano, por exemplo, é o sexto do mundo, cabeça de chave número 4 do torneio individual e busca um bom resultado para manter seu posicionamento ou melhorar no ranking, fator fundamental para fugir dos chineses num prematuro confronto em Tóquio 2020. Ele já estreia na chave principal, na quinta-feira.

Os demais estão na briga também por vagas na equipe olímpica. Bruna, 51ª do ranking feminino, é a melhor brasileira da atualidade. Tsuboi (28°), Ishiy (77°) e Monteiro (78°) buscam garantir presença na Seleção masculina.

“É a “temporada olímpica”, então, com certeza, os resultados agora são muito importantes. Me sinto jogando bem ultimamente, mas prefiro não criar expectativas. Mesmo o meu ranking sendo melhor agora, o nível do torneio continua sendo muito alto”, diz Vitor Ishiy, o brasileiro que mais cresceu na lista mundial nos últimos meses.

De fato, ele estreia na fase preliminar 2, contra o taiwanês Feng Yi-Hsin, às 13h (de Brasília), mas se vencer ainda terá de encarar mais duas fases até chegar na chave principal. Thiago Monteiro também começa na mesma fase e horário, contra o vencedor do confronto entre o holandês Eric Glod e o russo Maxim Chaplygin. Tsuboi joga um pouco mais tarde, às 15h30, pela mesma etapa, contra o vitorioso do duelo entre o austríaco Thomas Ziller e o honconguês Ho Kwan Kit. No feminino, Bruna enfrenta a alemã Chantal Mantz, às 9h50, também pela preliminar 2.

Além das disputas individuais, o Brasil terá representantes nos torneios de duplas masculinas e duplas mistas. No primeiro, Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy estreiam contra a parceria formada pelo finlandês Benedek Olah e o eslovaco Lubomir Pistej, às 11h10. Nas mistas, Gustavo Tsuboi e Bruna Takahashi encaram os bielorrussos Aliaksandr Khanin e Daria Trigolos, às 12h20.

Foto: ITTF

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes