Últimas vagas olímpicas diretas para atletas de Espingarda são distribuídas na Copa do Mundo de tiro esportivo em Lahti


Entre os dias 13 e 23 de agosto foi disputada a Copa do Mundo de Lahti, na Finlândia, última chance para os especialistas em Espingarda no Tiro Esportivo conseguir uma vaga olímpica através de competição direta. 

Na Fossa Olímpica, sem a presença de Roberto Schmits, o medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos, Alexey Alipov (RUS) venceu João Azevedo (POR) no tiro-desempate. Mauro de Filippis (ITA), medalha de prata no mundial ficou com a medalha de bronze. O resultado deu vagas olímpicas para Rússia e Portugal, enquanto o italiano segue na disputa por uma vaga. O Brasil foi representado por Dante Lanna e Emanuel Munaretto, que terminaram em 106º e 124º lugar respectivamente.

Na disputa feminina, o ouro foi para Penny Smith, que dominou a prova do início ao fim não deixando margens para a anfitriã Satu Makela-Nummela, que levou a prata e a vaga olímpica. Laetisha Scanlan foi responsável pela segunda bandeira australiana no pódio. A Austrália que já tinha uma vaga, garantiu a segunda.

A prova de Fossa mista que não dá vaga olímpica viu a vitória de San Marino (Alessandra Perilli e Gian Marco Berti) contra Bulgária (Selin Ali e Marin Kirilov). O time 1 da Itália, formado por Silvana Stanco e Giovanni Pellielo ficou com o bronze.


No Skeet feminino, Meng Wei foi campeão vencendo na final Caitlin Connor (USA). Amber English, também dos EUA, ficou com o bronze. Como EUA e Itália já tinham garantido duas atletas, as duas vagas olímpicas já tinham sido definidas na fase classificatória, com a alemã Nele Wissmer levando a segunda vaga ao terminar em 5º lugar.

No skeet masculino, última prova disputada na Copa do Mundo, Luigi Lodde levou o ouro, vencendo o francês Eric Delaunay no desempate. O egípcio Arzmy Mehelba ficou com o bronze. Como a Itália já tinha duas vagas garantidas, França e Egito ficaram com as vagas disponíveis para Tóquio-2020. Roberth Lucianno Vieira foi o único brasileiro no Skeet e terminou em 94º lugar.

Foto: Rosane / ISSF

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes