Mesa Executiva do COI recomenda a presença do Boxe em 2020 e a suspensão do reconhecimento da AIBA


A Mesa Executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quarta-feira (22) a recomendação de que o torneio de boxe deva ser realizado em Tóquio 2020. Também foi anunciada a recomendação de que a Associação Internacional de Boxe (AIBA) tenha o seu reconhecimento suspenso pela entidade.

O COI estabeleceu uma comissão de inquérito para investigar os problemas na AIBA, como governança, financeiro entre outros e a conclusão foi a falta de avanço nessas áreas.

Foi ainda recomendado que o número de atletas (286) e o número de categorias (8 no masculino e 5 no feminino) como previamente aprovado pela Mesa Executiva em 2017 sejam mantidos.

Também foi determinada a criação de uma força tarefa para os seguintes temas: Organizar os eventos qualificatórios da modalidade para Tóquio 2020 - que devem ser realizados em Janeiro e Maio de 2020, o torneio olímpico de boxe, o sistema de qualificação para os Jogos, analisar a distribuição de vagas para as categorias visando a equidade de gêneros e o estabelecimento de critérios para a distribuição das vagas.

O COI irá definir as datas dos pré-olímpicos de Boxe.

Em relação a suspensão da AIBA, em principio, apenas após os Jogos de 2020 a questão será revisada.

A confirmação de todas as decisões deverá ser feita na Sessão do COI a ser realizada entre os dias 24 e 26 de Junho deste ano, em Lausanne.

Foto: Divulgação



Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes