Últimas Notícias

Liga mundial de surfe anuncia novo formato para corrida olímpica


A WSL (Liga Mundial de Surfe) anunciou, nesta segunda-feira(18), algumas mudanças no Circuito Mundial. A principal delas é que o ranking do World Tour contará pontos para a corrida olímpica para Tóquio 2020. Quanto ao formato das competições, as etapas voltarão a ter oitavas de final com confrontos diretos entre dois surfistas. Com isso, a quarta rodada masculina e a terceira feminina terão oito baterias.

"Buscando sempre continuar evoluindo e melhorando todas as áreas do esporte, fizemos importantes atualizações no formato do Championship Tour. Nosso objetivo é elevar ainda mais os níveis de desempenho e mentais dos atletas, ao mesmo tempo visando um maior envolvimento dos fãs. Acreditamos que os confrontos diretos do Round 3 irão gerar uma maior competitividade nos eventos, tornando o formato mais atraente" disse a CEO da WSL, Sophie Goldschmidt.

As novas atualizações no formato são uma continuação das modificações iniciadas no ano passado, quando foi eliminada a segunda repescagem dos eventos, ou a quinta fase masculina e a quarta fase feminina. Agora, os confrontos diretos entre dois ou duas atletas, vão começar na terceira rodada, seguindo assim em um avanço mais linear até as finais.

O Circuito Mundial 2019 também marcará a primeira temporada em que homens e mulheres receberão premiações iguais. As etapas do CT continuarão sendo disputadas por 36 surfistas na categoria masculina e 18 na feminina.

Segundo a WSL, o Circuito Mundial será o principal caminho para os melhores surfistas do mundo conseguirem se classificar para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O ranking mundial no final da temporada determinará 18 das 40 vagas para as Olimpíadas, dez homens e oito mulheres. Os outros 22 serão selecionados em dois eventos organizados pela International Surfing Association (ISA), os Jogos Pan-Americanos de 2019 em Lima no Peru e o ISA Surfing Games de 2020.

As 18 vagas do Circuito têm uma condição a ser cumprida, de que um país não poderá classificar mais de dois atletas por gênero, masculino e feminino. Isso significa que, por exemplo, se a Austrália qualificar três atletas, apenas dois poderão ir para as Olimpíadas e a outra vaga ficará com o próximo surfista de um país diferente mais bem colocado.

Após o encerramento da temporada no Havaí, em dezembro, o ranking mundial da WSL apontará os 18 primeiros classificados para representar seus países na estreia olímpica do surfe nos Jogos de Tóquio 2020. O Circuito Mundial 2019 começa no dia 3 de abril, em Gold Coast, na Austrália.

foto: Ed sloane/ WSL

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar