IAAF libera mais cinco russos para competir como atletas neutros


A IAAF liberou mais cinco russos para competir em competições internacionais como atletas neutros em 2019. Entre eles estão a heptatleta Elizaveta Kamenets, o campeão europeu de decatlo sub-18 Alexander Komarov, o saltador  Rail Kutuev e o marchador Aleksey Shevchuk. A liberação de Liliia Mendaeva, campeã nacional juvenil de 3.000 metros, aplica-se apenas ao Campeonato Europeu Sub-20.

A aprovação da IAAF aumenta para 68 o número de atletas russos que receberam status neutro até agora para a temporada de 2019. Um total de 15 pedidos foram rejeitados este ano.

Cerca de 42 atletas receberam em janeiro o sinal verde para participar como neutros em 2019, todos detentores do status em 2018. No mês passado, Yelena Sokolova, medalhista olímpica de salto em distância, ficou entre os 21 russos com permissão para competir.

A Federação Russa de Atletismo já havia revelado que recebeu pedidos de 133 atletas, com 98 deles já tendo sido enviados à IAAF para consideração. Os atletas que esperam receber permissão para competir nos eventos da IAAF devem provar que estão limpos mostrando evidências de sua história de testes antidoping.

A proibição da IAAF à Rússia, introduzida pela primeira vez na sequência de alegações de doping patrocinado pelo Estado em novembro de 2015, foi prorrogada pela 10ª vez no início deste mês. Permanecem duas questões em andamento - pagamento acordado pelos custos incorridos pela IAAF e a análise dos dados agora fornecidos pelo Laboratório de Moscou.

Foto: Divulgação

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes