Comitê Organizador de Lima 2019 promete inclusão para os atletas do Parapan


Um pouco mais de seis meses antes do início dos Jogos Parapan-Am, em Lima, as instalações esportivas já estão tomando sua forma final, com um acréscimo importante, que terá vias de acesso para o melhor movimento das pessoas com deficiência.

O gerente de operações de Lima 2019, Alberto Valenzuela, destacou o legado deixado pela organização do evento esportivo no país, principalmente no local de hospedagem, localizado no coração do bairro de Villa El Salvador.

"O mais importante é o legado que permanecerá com uma série de trabalhos de fácil acesso. Um dos mais importantes é o Villa Panamericana e Parapan, que é o primeiro edifício acessível no Peru, com mais de 300 departamentos especialmente preparados com amplos corredores, elevadores equipados para cadeiras de rodas lugar ", disse ele.

Valenzuela anunciou que os sete prédios são os primeiros acessíveis no país e é um investimento do Estado. "Nunca foi construído dessa maneira. É um avanço. Os Jogos são um exemplo de modernização do Estado. Estamos muito animados para receber as delegações e dar-lhes todas as facilidades para a sua participação em Lima 2019 ", enfatizou o gerente.

Ele lembrou que a organização trabalha para ter Jogos verdadeiramente inclusivos, o que mudará a mentalidade como país, cidade e sociedade.

Acessibilidade total

Na vila pan-americana 336 apartamento de 75m² foram habilitados para pessoas com deficiência. Cada edifício possui quatro elevadores, com capacidade para 18 pessoas e acesso a cadeiras de rodas.

A área habitacional possui pisos texturizáveis nas faixas de pedestres e a ciclovia, que permite a fácil movimentação para as torres de acomodação de atletas com deficiência visual.

Além disso, foram implementados sinais de braille, que estarão localizados em todos os andares das torres das Vilas Pan-Americanas e Parapan-americanas. Essa "linguagem universal" alerta e informa sobre a circulação e as ações a serem tomadas em caso de um evento que coloque em risco a integridade das pessoas com deficiência visual.

O sistema também foi instalado no teclado dos quatro elevadores, distribuídos em dois eixos, em cada uma de suas sete torres, para que possam operar a cabine para sua transferência para o piso desejado.

Os edifícios têm amplas passagens internas e elevadores para facilitar o trânsito de pessoas com deficiência motora, que usam cadeiras de rodas.

Os Jogos Parapan-Americanos chegam a Lima em sua sexta edição, formando uma tradição que começou em 1999 com apenas quatro esportes: basquete em cadeira de rodas, atletismo, natação e tênis de mesa.

Lima/2019 será promovido para 33 países, que participarão de 17 modalidades esportivas. As competições acontecerão entre 23 de agosto e 1º de setembro de 2019. 

A competição está cheia de desafios, especialmente porque esses Jogos terão qualificação direta para os Jogos olímpicos de Tóquio 2020.

Foto: Divulgação

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes